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dc.contributor.advisor1Oliveira Junior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177939T7pt_BR
dc.creatorBorges, Walquimar Vilaça Batista-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417642Z3pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-04T10:54:45Z-
dc.date.available2016-08-02-
dc.date.available2016-08-04T10:54:45Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2281-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the effects of implementing the Coordination of District Education (CDE) in the management of schools in the north of Manaus. On this theme, the overall goal is to investigate whether there is effective implementation of CDEs regarding the democratic management. As a specific objective seeks to analyze the efficiency of the administrative model adopted by SEDUC-AM taking the CDEs as an intermediary body for policy implementation. Already as a purposeful goal, has built up an educational action plan consists of four actions are: Resize the ombudsman of the CDE so that they act as channels aimed at a more participatory and democratic governance, based on the principles of contemporary public administration ; The creation of permanent forums for educational discussions; Campaign to implement the regularization boards in schools and participation of staff of the CDEs in the training courses conducted by the Department of Amazonas Administration. This study is justified by analyzing the effects of an educational public policy, based on the relationship between the law, the principles of public administration and education management. Contributions are sought in literature searches related to education, law and public administration, and through field research, whose instruments were semistructured interviews with coordinators, supervisors, ouvidoras, teachers, principals and students.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação trata sobre os efeitos da implementação nas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) na gestão das escolas da zona norte de Manaus. Diante deste tema, o objetivo geral é investigar se há efetividade na implementação das CDEs no que tange à gestão democrática. Como objetivo específico busca-se analisar a eficiência do modelo administrativo adotado pela SEDUC-AM tomando as CDEs como órgão intermediário de implementação de políticas. Já como objetivo propositivo, construiu-se um plano de ação educacional que é constituído por quatro ações que são : Redimensionar as ouvidorias das CDEs para que as mesmas funcionem como canais que visem uma administração mais participativa e democrática, pautada nos princípios da administração pública contemporânea; A criação de Fóruns permanentes para debates educacionais; Campanha para implementação regularização os colegiados na escolas e participação dos servidores das CDEs nos cursos de formação realizados pela Secretaria de Administração do Amazonas. O presente estudo se justifica por analisar os efeitos de uma política pública educacional, tomando como base a relação existente entre a legislação, os princípios da administração pública e a gestão educacional. Buscou-se aportes em pesquisas bibliográficas vinculadas à educação, ao direito e à administração pública, e por meio de pesquisa de campo, cujos instrumentos foram as entrevistas semiestruturadas com coordenadores, supervisores, ouvidoras, professores, diretores e alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração pública participativapt_BR
dc.subjectCoordenadoria distrital de educaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPublic participativept_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectDistrict coordinationpt_BR
dc.subjectGestão school educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs efeitos da implementação das coordenadorias distritais de educação na gestão das escolas estaduais da Zona Norte de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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