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Type: Dissertação
Title: Análise do modelo de gestão da modalidade EaD do IFPR
Author: Pereira, José Carlos
First Advisor: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Carvalho, Cynthia Paes de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Teve como objetivo analisar o atual modelo de gestão da Educação à Distância, bem como o projeto piloto de descentralização para os campi Pinhais e Colombo e, com base nos resultados, propor um plano de ação como suporte aos gestores para a oferta da modalidade de Educação à Distância no Instituto Federal do Paraná. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com aplicação de questionários com perguntas abertas junto aos gestores do projeto piloto. Também fizemos uma análise documental do Estatuto Interno do Instituto Federal do Paraná, da legislação pertinente e do Projeto Político Pedagógico dos cursos Técnicos em Transações Imobiliárias e Agente Comunitário de Saúde. Os dados foram analisados por meio do método de histórias e narrativas temáticas da situação estudada. Os resultados dos questionários, somados às análises documentais e aos aportes teóricos sobre o tema, demonstraram resultados que foram sistematizados em cinco categorias (planejamento, capacitação, execução, estrutura e avaliação). Além disso, foram identificadas e discutidas as dificuldades da atuação dos diretores dos campi Pinhais e Colombo, em relação ao Modelo de Gestão da Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná, trazendo à tona evidências de como esse modelo tem influenciado no desenvolvimento da Educação à Distância no Instituto Federal do Paraná. Todas essas informações colaboraram para o desenvolvimento de um Plano de Ação Estratégica para descentralização da Educação à Distância no Instituto Federal do Paraná, cuja operacionalização se dá por meio de Núcleos de Educação a Distância, somados a um Plano de Capacitação dos Gestores.
Abstract: This work was developed under the Professional Master in Management and Education Assessment of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora. This study aimed to analyze the current management model of distance education and the decentralization pilot project to Pinhais and Colombo campuses, and based on the results, to propose an action plan to support the management to offer distance education at Federal Institute of Paraná. Therefore, it was conducted a case study with open questions to the pilot project managers. It was also carried out a documentary analysis of the Federal Institute of Paraná Internal Statute, relevant legislation and Political-Pedagogical Project of technical in real estate transactions and community health worker courses. The data were analyzed using methods of stories and thematic narratives of the studied situation. The results of the questionnaires added to the documentary analysis and theoretical studies on the subject have shown results that were organized into five categories (Planning, Training, Implementation, and Assessment). In addition, it was identified and discussed the difficulties of principals’ practices at Pinhais and Colombo campuses towards distance education management model at Federal Institute of Paraná, and that evidences the way this model has influenced the development of distance education network at Federal Institute of Paraná. The gathering of information has contributed to the development of a Strategic Action Plan for the decentralization of distance education at Federal Institute of Paraná, whose operation has been performed by the Distance Education Centers added to a Training Program for the Management.
Keywords: Descentralização
Diretoria de Educação a Distância (DEaD)
Núcleo de Educação a Distância (NEAD)
Decentralization
The Distance Education Board Members
Distance Education Center
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2280
Issue Date: 17-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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