Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2264
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luisclaudiorodriguescarvalho.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jardim, Fernando Perlatto Bom-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee2Dulci, João Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133298T1pt_BR
dc.creatorCarvalho, Luís Cláudio Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488886Z3pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-29T11:40:41Z-
dc.date.available2016-07-28-
dc.date.available2016-07-29T11:40:41Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2264-
dc.description.abstractThis work aims at verifying how the management of the results of the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave/Proeb) − System of Public Education Evaluation of Minas Gerais – in two state schools of Juiz de Fora is done. Such results that were produced and disseminated by the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) − Center of Public Policy and Education Evaluation − and the Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (State Secretariat of Education of Minas Gerais) aim at proposing improvements in the management and appropriation of the results in the two mentioned schools. The research has a qualitative approach as it uses as method a case study, and as tools of data collection the application of semi-structured interviews and questionnaires, besides a documentary analysis on the results achieved by the students of the participating school units of this study in a chronological series. The results of this research, in addition to point out the validity of the moments of discussion about the results obtained by the schools, identify opportunities of improvement in the respective processes used.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar como é realizada a gestão dos resultados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave/Proeb) em duas escolas estaduais de Juiz de Fora. Tais resultados produzidos e divulgados através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais tem por finalidade propor melhorias na gestão e na apropriação dos resultados nas mencionadas duas escola. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa por utilizar como método o estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários, além de análise documental sobre os resultados obtidos pelos alunos das unidades escolares participantes deste estudo em uma série histórica. Os resultados da pesquisa, além de apontarem para a validade dos momentos de discussão a respeito dos resultados obtidos pelas escolas, identificam oportunidades de melhoria nos respectivos processos utilizados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSimave/Proebpt_BR
dc.subjectAppropriation of resultspt_BR
dc.subjectLarge-scale evaluationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectThe results of Simave / Proebpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA apropriação de resultados do Proeb e as estratégias utilizadas por duas escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.