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Type: Tese
Title: Ser mulher, “uma missão”: a escola superior de ciências domésticas, domesticidade, discurso e representações de gênero (1948-1992)
Author: Simão, Fabio Luiz Rigueira
First Advisor: Lobo, Valéria Marques
Referee Member: Fontana, Mónica Graciela Zoppi
Referee Member: Sousa, Júnia Marise Matos de
Referee Member: Ionta, Marilda Aparecida
Resumo: Neste trabalho, estudamos a criação e a trajetória da Escola Superior de Ciências Domésticas (ESCD) e da construção de um ideal de mulher e de domesticidade difundido por propostas oficiais da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais nos anos 1940. O curso foi criado a partir da cooperação internancional com os EUA sob o objetivo de formar economistas domésticas com habilidades para levar as comunidades rurais do Estado de Minas Gerais um conjunto de hábitos e valores que organizassem a vida intra e interfamiliar. Os programas analíticos das disciplinas, jornais, revistas, periódicos estudantis, anais da Semana Feminina, evento que precede a própria criação da ESCD, entre outras fontes compõem a base documental a partir da qual estudamos os discursos e as representações construídas a propósito do curso e da mulher. Cruzamos fontes oficiais com revistas, juízos filosóficos e entrevistas para compreender como as personagens que assimilaram aqueles valores, agora a partir da esfera acadêmica (espaço antes reservado aos homens exclusivamente) conquistaram um espaço a principio inóspito a sua presença e como a própria Escola se transformou no movimento de sua expansão e da consolidação do campo acadêmico que peretrava. Esse paradoxo nos permite compreender melhor a complexa dimensão de projeto e de processo em torno do qual a história do curso de economia doméstica insere-se, percebendo o papel das estudantes, cuja ação construiu identidades e subjetividades muito próprias.
Abstract: In this work, we study the creation and the trajectory of Superior School of Domestic Science (SSDS) and the construction of an ideal of woman and of domesticity spread by official proposals from Minas Gerais State University in the 1940s. SSDS was created by international cooperation between Brazil and the US in order to instruct women to be home economists with skills to influence and change the life of the families in the state. The course was created with the support of the cooperative program between Brazil and the U.S. The analytical programs of the lessons, student news, periodicals from the Female Month composed the representations about the women that we have studied. We have crossed official sources with magazines, diaries, pictures and interviews to comprehend how those women spread values that kept them in a submission social status, but from an academic sphere, a public space, which was before reserved to men exclusively. This paradox makes us realize the complex dimension of the project and process around which the history of the domestic science course is involved, as well as comprehend the role of the domestic sciences’ students whose action constructed identities and subjectivities.
Keywords: Gênero
Ciências domésticas
Domesticidade
Discurso
Gender
Domestic science
Domesticity
Discourse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2204
Issue Date: 11-Apr-2016
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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