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Clase: Dissertação
Título : Escola Estadual André Vidal de Araújo: desequilíbrio entre rendimento escolar interno e desempenho nas avaliações do SADEAM
Autor(es): Vieira, Meiriane Ferreira
Orientador: Melo, Manuel Palácios da Cunha e
Miembros Examinadores: Alcantara, Edna Rezende Silveira de
Miembros Examinadores: Durán, Paulo Renato Flores
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute a questão do desequilíbrio entre rendimento escolar interno e desempenho nas avaliações do SADEAM na Escola Estadual André Vidal de Araújo. Os objetivos definidos para este estudo foram analisar as ações desenvolvidas na escola que ocasionaram um fenômeno divergente entre os indicadores: houve aumento na taxa de aprovação interna e diminuição no desempenho dos alunos na avaliação externa do SADEAM, nos anos de 2008, 2010 e 2012, e verificar o perfil da equipe gestora e professores no que diz respeito às práticas pedagógicas relacionadas à avaliação interna e externa do SADEAM. Para tanto, utilizamos como metodologia a análise documental de registros nos diários de classe, planos de curso, planos de intervenção pedagógica, atas de reuniões pedagógicas e de planejamento, instrumentos de controle da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) e entrevistas semiestruturadas realizadas com o gestor, coordenador pedagógico e professores. A revisão bibliográfica teve como base as ideias de Lück (2009), Silva (2013), Soares (2002) e Libâneo (2004). Diante do estudo, conclui-se que a gestão escolar necessita desenvolver suas ações orientada por um planejamento estratégico que ofereça formação para que a equipe dos professores possa desenvolver uma compreensão do processo de apropriação dos resultados das avaliações externas e a utilização dessas informações numa perspectiva pedagógica. Ou seja, serem capazes de apropriarem-se dos resultados e relacioná-los ao fazer pedagógico que desenvolvem. Frente a isso, o Plano de Ação Educacional apresentado traz três ações de formação que podem possibilitar que os resultados nas avaliações externas e internas sejam igualmente indicadores que provoquem melhorias na qualidade do ensino da escola pesquisada.
Resumen : This dissertation was developed within the framework of the master in management and evaluation of education (PPGP) from the Centre of public policies and evaluation of education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF/CAEd). The case studied management discusses the question of the imbalance between school performance and internal performance in SADEAM ratings on State school André Vidal de Araújo. The objectives defined for this study were to analyze the actions undertaken in the school that resulted in a phenomenon divergent between the indicators: There was an increase in the rate of approval and internal performance decreased of students in the external evaluation of the SADEAM, in the years of 2008, 2010 and 2012, and check the profile of the team manager and teachers with respect to the pedagogical practices related to internal and external assessment of the SADEAM. To this end, we use as documentary records analysis methodology in class daily, travel plans, educational intervention plans, minutes of meetings and planning, pedagogical instruments to control the Time of pedagogical work (HTP) and interviews with the Manager semi-structured, educational coordinator and teachers. The literature review was based on the ideas of Lück (2009), Silva (2013), Soares (2002) and Libâneo. Before the study, it is concluded that the school management needs to develop its actions oriented by a strategic planning that provide training for which the team of teachers can develop an understanding of the process of ownership of the results of the external evaluations and the use of such information in a pedagogical perspective. I.e., being able to take ownership of the results and relate them to the pedagogical doing that develop. Front of this Educational Action Plan brings three training actions that can enable the results in external and internal evaluations are also indicators that lead to improvements in the quality of school education research.
Palabras clave : Avaliação
Rendimento interno
Proficiência
SADEAM
Evaluation
Internal revenue
Proficiency
SADEAM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2198
Fecha de publicación : 21-dic-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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