https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2161
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
deboraspotornomoreiramachadoferreira.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A contrarreforma da educação superior do governo Lula e a formação profissional em serviço social: uma análise dos impactos do REUNI nos cursos de serviço social das universidades federais dos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Ferreira, Débora Spotorno Moreira Machado |
Orientador: | Santos, Cláudia Mônica dos |
Miembros Examinadores: | Pereira, Larissa Dahmer |
Miembros Examinadores: | Batistone, Maria Rosângela |
Resumo: | A partir de uma análise contextual da contrarreforma da educação superior do governo Lula, a presente pesquisa visa abordar os rebatimentos do REUNI na formação profissional em Serviço Social. Objetiva, também, apurar se e como têm sido garantidas as diretrizes do projeto de formação dos assistentes federais diante do referido programa governamental, com base na realidade enfrentada pelos cursos oferecidos pelas universidades federais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para tanto, foram realizados dois estudos: um documental e outro de campo, empregando-se como coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os(as) coordenadores(as) dos cursos de Serviço Social das universidades federais dos estados acima mencionados. Com uma análise críticoreflexiva, a pesquisa fornece elementos que levam à percepção de como a formação se expressa na realidade sociopolítica brasileira, atentando para a luta da categoria na busca por garantir princípios e diretrizes essenciais à formação em que se acredita, mesmo diante das sucessivas tentativas de precarização do ensino superior no país. |
Resumen : | By the contextual analisys of the against reform in the higher education during Lula’s government, the essay aims to show the reflects of REUNI in the professional formation of social work. Aims, also, to investigate if and how the guidelines of the formation project of social work are been guaranteed front the already mentioned governmental program, based on the reality faced by the courses offered on the federal universities at the states of Minas Gerais, Rio de Janeiro and Espírito Santo. Therefore, the essay used two studies: a documental and a field one, used as data collection semi-structured interviews with the coordinators of the social work course from the federal universities of the states mentioned before. With a critic reflexive analysis, the essay gives elements witch take to the perception of how the formation expresses in the brazilian social politics reality, paying attention to the category struggle in the pursuit to guarantee the principles and guidelines elementaries to the formation that is believed, even in front of the repeated attempts to make precarious the higher education in Brazil. |
Palabras clave : | Serviço social Reuni Formação profissional Social work REUNI Professional formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2161 |
Fecha de publicación : | 29-ago-2011 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Serviço Social (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.