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Clase: Tese
Título : “Eu preciso destas palavras...”: alteridade e enunciação verbal na obra de Arthur Bispo do Rosário
Autor(es): Santos, Rejane Granato
Orientador: Rocha , Enilce do Carmo Albergaria
Miembros Examinadores: Volpe, Miriam Lidia
Miembros Examinadores: Ribeiro, Gilvan Procópio
Miembros Examinadores: Lugarinho, Mário César
Miembros Examinadores: Tavares, Julio Cesar de Souza
Resumo: Neste trabalho, pretendemos desenvolver uma investigação acerca de questões atreladas à incidência da palavra no âmbito da obra plástica de Arthur Bispo do Rosário. Tendo como parâmetros alguns aspectos referentes à história e às origens etno-culturais do artista, nosso interesse reside, sobretudo, na tentativa de compreensão do potencial inerente à enunciação verbal no que tange à capacidade expressiva a partir do locus da alteridade. Para a elaboração das hipóteses aqui formuladas, usaremos, em uma primeira instância, aspectos biográficos que marcaram a vida e a obra de Bispo do Rosário, os quais, a nosso ver, mostram-se significativos no que concerne ao estabelecimento do espaço expressivo ocupado pelo artista no âmbito da cultura brasileira. Em um segundo momento, usaremos como corpus analítico não apenas o discurso proferido por Bispo acerca de si mesmo e de sua produção como também elementos emblemáticos encontrados no conjunto de sua obra. Estes, por sua vez, podem ser detectados tanto na linguagem híbrida, adotada pelo artista em suas construções textuais, quanto no enorme repertório de objetos, construídos ou reapropriados, os quais compõem uma narrativa imagética extremamente rica em significados.
Resumen : In this work we intended to develop an investigation about the issues linked to the incidence of the word within the framework of the plastic work of Arthur Bispo do Rosário. Having as parameter some aspects of his biographical data as well as his ethno-cultural origins, our interest lies especially in the attempt to understand the inherent potential towards the verbal enunciation with respect to the expressive power from the locus of alterity. For the development of the hypothesis made here we will use in a first instance, bibliographic aspects that marked the life and work of Bispo do Rosário, which, in our view, are significant regarding the establishment of the expressive space occupied by the artist within the Brazilian culture. Then, we will use an analytical corpus not only in relation to the discourse pronounced by Bispo about himself and his production, but also in the symbolic elements found in the collection of his work. These, in turn can be detected both in the hybrid language adopted by the artist in his textual constructions, and in the huge repertoire of objects built or expropriated by him, which compose a symbolic narrative extremely rich in signification.
Palabras clave : Alteridade
Diáspora
Palavra
Imagem
Alterity
Diaspora
Word
Image
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2144
Fecha de publicación : 30-sep-2011
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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