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dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Vinicius Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798070T0pt_BR
dc.creatorJunqueira, Flávia Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467707Y1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T15:14:05Z-
dc.date.available2016-07-19-
dc.date.available2016-07-22T15:14:05Z-
dc.date.issued2011-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2138-
dc.description.abstractThis study aims to understand the human perception from the semiotic potential of the languages created with the material resources of each time. Under the argument that the material evolution can affect the human sensibility, the work A man with a movie câmera, of Dziga Vertov, is analyzed from the perspective of modern and contemporary authors chosen to have grounds to the thought. Focused on the early twentieth century, the work is historically contextualized to monitor the sign production. Guided by Peirce's semiotic, the study seeks on material perspective, the approach of authors who, somehow, reflect upon the technologies of communication and human perception. Based on the definition of sign and the phases of the semiotic process, this work makes use of the concepts of shock, affectivity and aesthetic experience in order to understand the modern time, with its cultural movements and urban-industrial development, as the responsible for human adaptation to a reality aesthetically richer. In this sense, the definition of Peirce’s sign serves as a focal point for the articulation of concepts of various theoretical perspectives. Today, avant-garde features are exploited by media in everyday. Under these aspects, the work of Vertov is rescued considering their language as representative of an experience of reality increasingly based on the senses, as well as a modern look, builder of the aesthetics explored everyday in digital media.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral compreender a percepção humana a partir da potencialidade sígnica das linguagens criadas com os recursos materiais de cada período histórico. Sob o argumento de que a evolução material pode afetar a sensorialidade humana, a obra Um homem com uma câmera, do cineasta Dziga Vertov, é analisada a partir da visão de autores modernos e contemporâneos escolhidos para embasarem o pensamento. Focado no início do século XX, o trabalho é contextualizado historicamente para que a produção sígnica dos meios possa ser acompanhada. Inspirado pela semiótica de Peirce, o estudo busca nas perspectivas materialistas, aproximar autores que refletem de alguma maneira sobre as tecnologias de comunicação e a percepção do homem. Apoiado no conceito de signo e nas fases do processo semiótico – Primeiridade, Secundidade e Terceiridade – o trabalho lança mão dos conceitos de choque, afetividade e experiência estética, a fim de entender o período moderno, com seus movimentos culturais e o desenvolvimento urbano-industrial, como responsável pela adaptação do homem a uma realidade esteticamente mais rica. Neste sentido, a definição peirceana de signo serve como ponto de convergência para a articulação de conceitos de matrizes teóricas diversas. Hoje características de linguagens vanguardistas são exploradas pelos meios de forma corriqueira. Sob estes aspectos, a obra de Vertov é resgatada considerando sua linguagem como representativa de uma experiência de realidade cada vez mais baseada nos sentidos, assim como de um olhar moderno, construtor da estética explorada cotidianamente nos meios digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectChoquept_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectUm homem com uma câmerapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectShockpt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectAesthetic experiencept_BR
dc.subjectA man with a movie camerapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleChoque, afetividade e experiência estética: linguagem e percepção em Um homem com uma câmera e sua pertinência contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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