https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2117
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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danieldasilvamoreira.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A autobiografia no Brasil, entre desejo e negação |
Autor(es): | Moreira, Daniel da Silva |
Orientador: | Noronha, Jovita Maria Gerheim |
Miembros Examinadores: | Figueiredo, Euridice |
Miembros Examinadores: | Pereira, Terezinha Maria Scher |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo discutir a dualidade presente na escrita autobiográfica brasileira, que se vê dividida, muitas vezes, entre o desejo e a negação da prática. O ponto de partida para a compreensão e estudo deste fenômeno é um mapeamento de explicações possíveis para a existência da dualidade de impulsos artísticos e um mapeamento da mitologia criada em torno da figura do autobiógrafo. A seguir, traça-se um paralelo entre a história do preconceito em relação à autobiografia na França e no Brasil, buscando encontrar explicações para o surgimento e para a persistência da negação do gênero. De posse deste levantamento teórico sobre a questão da negação e do desejo pela autobiografia, foram escolhidas, dentre as obras de autores brasileiros, duas a partir das quais se ensaia discutir a questão: Um homem sem profissão (1954), de Oswald de Andrade, em que parece haver a predominância do desejo pelo desnudar-se através da escrita e o Itinerário de Pasárgada (1954), de Manuel Bandeira, em que o autor opta por uma narrativa circunspecta na qual a obra ganha destaque em detrimento do sujeito. Por fim, realiza-se uma reflexão sobre a relação entre estas autobiografias e obras ficcionais de seus autores e sobre a utilização da escrita de si como uma forma de preparação da crítica que suas obras receberiam na posteridade. |
Resumen : | Ce memoire de master vise à discuter la dualité présente dans lřécriture autobiographique au Brésil, qui se voit souvent déchiréé entre le désir et le déni de la pratique. Le point de départ pour la compréhension et lřétude de ce phénomène est un relevé des explications possibles à lřexistence de la dualité des pulsions artistiques et un relevé de la mythologie créée autour de la figure de l'autobiographe. Ensuite, on établit un parallèle entre lřhistoire des préjugés contre l'autobiographie en France et au Brésil, essayant d´y voir des explications pour lřémergence et la persistance du déni du genre. Ayant en vue cette approche théorique sur la question du déni et du désir dans lřautobiographie, parmi les oeuvres dřauteurs brésiliens, deux ont été choisies pour la discussion de cette question: Um homem sem profissão [Un homme sans profession] (1954), dřOswald de Andrade, et Itinerário de Pasárgada [Itineraire de Pasargades] (1954), de Manuel Bandeira. Enfin, on fait une réflexion sur la relation entre ces autobiographies et des oeuvres fictionnelles de leurs auteurs et sur lřutilisation de l´écriture de soi comme un moyen de préparer la critiques de ces oeuvres pour la postérité. |
Palabras clave : | Literatura brasileira Autobiografia Negação Desejo Littérature brésilienne Autobiographie Déni Désir |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2117 |
Fecha de publicación : | 12-jul-2011 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
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