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Tipo: Dissertação
Título: Caravana chão moiado: religiosidade popular numa festa da música sertaneja
Autor(es): Gonçalves, Urias Couto
Primeiro Orientador: Silveira, Emerson José Sena da
Membro da banca: Berkenbrock, Volney José
Membro da banca: Silva, Rubens Alves da
Resumo: O estudo da Caravana Chão Moiado mostra a diversidade das formas de expressão do fenômeno religioso na sociedade contemporânea. A festa congrega um grupo de cantores e fãs da música sertaneja, que se reúne nos shows organizados pelo radialista e apresentador Gil Carlos. Essa festa proporciona um sentimento de totalidade pela vivência de um espaço de sociabilidade difusa, promovendo um local sacralizado de cura emocional, como afirmam os participantes, em espaços públicos e profanos. A performance provoca a reflexividade do grupo sobre si e sobre o cotidiano bem como a reafirmação de uma identidade construída com elementos religiosos encontrados na música sertaneja referidos à noção de roça e o momento da oração é o de maior eficácia na incorporação dos valores e ideais construídos e na libertação dos vícios do cigarro e da bebida e na cura da depressão, enfatizada pelos envolvidos. A festa mostrou-se ainda uma fuga do cotidiano problemático relacionado pelos integrantes do grupo à vida na cidade. É o momento de celebrar a família ideal, remetida à noção de roça construída, família que ganha forma nas interações promovidas na performance. O espaço, a princípio profano, transforma-se num ambiente de experimentar a pluralidade e o sincretismo religioso brasileiro contemporâneo.
Abstract: L'étude de la Caravana Chão Moiado montre la diversité d'expression du phénomène religieux dans la société contemporaine. Le parti réunit un groupe de chanteurs et des amateurs de musique sertaneja à des concerts organisés par le radiodiffuseur et présentateur Gil Carlos. Ce parti offre un sentiment de plénitude en faisant l'expérience d'un espace de sociabilité diffuse, un lieu sacralisé par la promotion de la guérison émotionnelle, comme indiqué par les participants, dans les lieux publics et profanes. La performance causes de la réflectivité du groupe eux-mêmes et la vie quotidienne ainsi que la réaffirmation de l'identité dans les éléments religieuse trouvés dans la musique sertaneja référence à la notion du campagne et le moment de la prière est plus efficace en intégrant les valeurs et les idéaux construits et la libération des vices de fumer et de boire et de guérir de la dépression, soulignée par les personnes concernées. Le parti a même été une évasion de quotidienne par les membres du groupe lié à la vie citadine. Il est temps de célébrer la famille idéale, renvoie à la notion de campagne construite, la famille prend forme dans les interactions promu sur la performance. Space, initialement profane, devient un lieu de découvrir la pluralité et le syncrétisme religieux du Brésil contemporain.
Palavras-chave: Religiosidade
Performance
Música sertaneja
Religiosité
Performance
Musique sertaneja
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2111
Data do documento: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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