https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2107
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
liliancristianemoreira.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Nos encalços de Emílio Moura: encruzilhadas de um itinerário poético |
Autor(es): | Moreira, Lílian Cristiane |
Primeiro Orientador: | Furtado, Fernando Fábio Fiorese |
Membro da banca: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Membro da banca: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Membro da banca: | Marques, Reinaldo Martiniano |
Membro da banca: | Quintana, Suely da Fonseca |
Resumo: | Objetivando investigar a operação lírica moderna de Emílio Moura (1902-1971) – professor, jornalista e poeta mineiro –, este estudo se debruça, principalmente, sobre o livro Itinerário poético (2002), que reúne sua obra em versos. Diante da constatação da recorrência de algumas temáticas na poesia emiliana, três caminhos de leitura são traçados a fim de se depreender sua atuação poética. De início, priorizam-se os poemas que denotam caráter metalinguístico – apresentando reflexão a respeito do fazer poético, da caracterização dos poetas, da poesia e da linguagem poética –, os quais apontam para uma obra tensionada entre a permanência do mўthos e a ascensão do lógos e para as implicações resultantes desta tensão e do poetar em tempos modernos. Em seguida, a constância da representação do feminino, maior exemplo das imagens desmaterializadas, ou de concretude ressignificada na obra de Moura, incita a tentativa de desnudar a mulher emiliana, que se constrói tanto a partir da vis mítica quanto da metafísica platônica. Esta tensão mítico-idealista se problematiza ainda mais nos poemas que anunciam a queda, a morte ou a dissolução dos mitos, revelando o caráter melancólico que perpassa grande parte dos escritos deste poeta. A recorrência de um mal-estar incidindo sobre o eu da escrita de Itinerário poético, conduz, ainda, à leitura da melancolia neste poeta do século XX. |
Abstract: | In order to survey Emílio Moura (1902-1971) uses of modern lyric – taking in account his roles as professor, journalist, and Brazilian poet – this thesis focuses the book Itinário poético (2002) which assembles all his verses. When some themes were frequently noticed, we could realize three possible ways of reading and then infer his strategies as a poet. The metalinguistic poems were the firsts to be analyzed because they concern poetic strategies, characterization of poets, poetry, and also poetic language. These characteristics of the metalinguistic poems point out a literary work stretched between the permanence of the mўthos and the rise of the lógos as well as the outcomes of that tension and of the modern versify. Then the steadiness of the representation of the female – better example of the dematerialized images, or even the reframe of the concreteness in Moura‘s literary work – incites the attempt of denude the emiliana women that is built out of both the mythic vis and the platonic metaphysic. That mythic-idealistic tension becomes even more problematic in the poems which announce the fall, the death or the dissolution of the myths, showing up the melancholic character that goes by the majority of Moura‘s writings. The recurrence of a malaise focusing the expression of the self in Itinerário poético, leads us up to notice melancholy in this poet from the XX century. |
Palavras-chave: | Emílio Moura Itinerário poético Poesia moderna Mito Logos Modernidade Emílio Moura Itinerário poético Modern poetry Myth Logos Modernity |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2107 |
Data do documento: | 18-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.