https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2046
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marianahenrichsribeiro.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Práticas de letramento digital na formação de professores: um desafio contemporâneo |
Autor(es): | Ribeiro, Mariana Henrichs |
Orientador: | Freitas, Maria Teresa de Assunção |
Miembros Examinadores: | Cyranka, Lucia Furtado de Mendonça |
Miembros Examinadores: | Ramos, Bruna Sola da Silva |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, fundamentada na teoria enunciativa da linguagem de Mikhail Bakhtin e na teoria da construção social do conhecimento de Lev Vygotsky. Nele busca-se compreender como práticas de letramento digital são apresentadas e trabalhadas nos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora pelos docentes com os professores em formação. Apresenta-se uma revisão de literatura, estabelecendo um diálogo com o que já foi pesquisado sobre o letramento digital no Brasil. Foram formados três núcleos temáticos: 1) Letramento digital: um tema e muitas definições; 2) Algumas habilidades necessárias: a leitura (compreensão) e escrita (produção) no ciberespaço; 3) O letramento digital e as práticas educacionais. Em relação ao processo metodológico, relata-se inicialmente um breve histórico sobre a utilização do computador e da internet nos cursos de formação de professores na FACED-UFJF. Em seguida, situa-se o projeto-piloto que orientou o trabalho de campo através da aplicação de questionários, visando, além da seleção dos sujeitos de pesquisa, conhecer as práticas sociais de leitura e escrita no computador e na internet desenvolvidas pelos professores, e como esses percebem as contribuições desses instrumentos para a própria prática pedagógica e para a formação dos docentes. Discute-se o trabalho de campo que acompanhou seis professores dos cursos Pedagogia e Licenciaturas, utilizando como instrumentos metodológicos entrevistas individuais dialógicas e observações em suas salas de aula. Finalmente são indicadas as três categorias de análise que debatem, respectivamente, a formação de professores no Brasil, o currículo da FACED-UFJF e a presença do computador e da internet; o professor universitário e seu papel responsivo na formação do futuro docente para o uso das tecnologias digitais; as práticas de letramento digital como possiblidade de uma experiência formativa dos alunos para a utilização do computador e da internet. A análise dos dados permitiu compreender que a utilização das tecnologias digitais no curso de Pedagogia na FACED-UFJF ainda se encontra em um estágio inicial, não atingindo um funcionamento pleno e articulado com a formação de professores; há posições favoráveis ao seu uso, entretanto, ainda existem sinais de resistência; por fim, grande parte do trabalho desenvolvido a partir do computador e da internet está pautado na Web 1.0. |
Resumen : | This work consists in a qualitative research of cultural-historical approach, based on the enuciative linguage theory by Mikhail Bakhtin and the social construction of knowledge theory, by Lev Vygotsky. It seeks to understand how the practices of digital literacy are presented and worked in pedagogy courses and degree in the Federal University from Juiz de Fora by the teachers with future teachers in training. It presents a review of the literature, establishing a dialogue with what has already been researched on digital literacy in Brazil. Three thematic groups were formed: 1) Digital Literacy: one theme and many definitions; 2) Some necessary skills: reading (comprehension) and writing (production) in cyberspace; 3) Digital literacy and educational practices. In relation to methodological process, initially have a brief history about the use of the computer and internet in teacher training courses at FACED-UFJF. Then the pilot project which orient the field work through the application of questionnaires, aiming, in addition to the selection of the subjects of research, know the social practices of reading and writing on the computer and on the internet developed by teachers, and how they perceive these contributions to pedagogical practice instruments and for the training of future teachers. It discusses, the field work that accompanied six teachers from Pedagogy courses and degrees, using as methodological tools, dialogical individual interviews and observations in their classrooms. Finally are indicated the three categories of analysis that debates, respectively, the training of teachers in Brazil, the curriculum of FACED-UFJF and the presence of the computer and internet; the university teacher and his paper teaching the trainig teachers how to use the digital technologies; practices of digital literacies as possibility of a formative experience for students to the use the computer and the internet. Data analysis allowed to understand that the use of digital technologies in the course of pedagogy in the FACED-UFJF is still at an early stage, not reaching full operation and articulated with the training of teachers; there are positions favourable to its use, however, there are still signs of resistance; Finally, much of the work from the computer and the internet is based on the Web 1.0. |
Palabras clave : | Letramento digital Computador Internet Formação de professores Digital literacies Computer and internet Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2046 |
Fecha de publicación : | 28-ago-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.