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Tipo: Dissertação
Título: Os museus de ciência como territórios da educação ambiental: o caso do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Viçosa - MG
Autor(es): Morais, Eduardo Henrique Modesto de
Primeiro Orientador: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Guimarães, Mauro
Resumo: A motivação para o desenvolvimento deste trabalho nasceu durante a minha graduação, quando participei como estagiário das atividades realizadas pelo Museu de Ciências da terra Alexis Dorofeef. Durante esse período, entre outros destaques possíveis, pode-se perceber a crescente importância e a inserção de instituições de educação não formal no cenário educativo atual. Assim, este trabalho teve como foco os Museus de Ciência, espaços de pesquisa e educação, que podem oferecer contribuições importantes quando falamos de questões ambientais e mais especificamente de Educação Ambiental. Pretendeu-se assim, em conjunto com os caminhos trilhados pela pesquisa qualitativa, entender a dimensão educativa presente nas práticas de Educação Ambiental realizadas pelo Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, em Viçosa – MG. As revelações alcançadas com a pesquisa foram pensadas em conjunto com Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Maria das Mercês Vasconcellos, Mauro Guimarães, Maria Esther Valente, Marta Marandino, entre outros. De modo geral, o estudo sobre o MCTAD apontou características peculiares em relação aos museus de ciência brasileiros. Presente em uma cidade de pequeno porte, o Museu foi caracterizado pelos elos, pelas relações por ele estabelecidas, sendo estas principalmente de valorização e colaboração. Valorização por suas ações serem pautadas na valorização social e cultural dos indivíduos. Colaboração através do estabelecimento de parcerias e trabalhos coletivos com a comunidade em que está inserido. A sua singularidade não se faz presente apenas na criação desses elos e relações, mas também pela influência que este estabelece na vida dessa população que o reconhece enquanto um espaço de formação e de popularização do conhecimento. Assim, a partir das reflexões suscitada com este trabalho, esperamos que novas pesquisas busquem uma maior entendimento sobre essa temática, pois somente através do diálogo com outras pesquisas, com outros olhares e com diferentes realidades poderemos buscar uma melhor compreensão dos processos estabelecidos nessas instituições.
Abstract: This study was motivated during the graduation time, when I participated as an intern of the activities developed by the Museum of Soil Sciences Alexis Dorofeef. During this period, and among other possible highlights, it was possible to verify the increased importance and inclusion of non-formal education institutions in the current educational scenario. In this way, this work focused on Sciences Museums, which are spaces for research and education. Science Museums can also offer important contributions when considering about environmental issues and more specifically about Environmental Education. It was intended, along with the pathway followed by the qualitative research, to understand the educational dimension present in environmental education practices conducted by the Museum of Earth Sciences Alexis Dorofeef in Viçosa - MG. The results obtained with the research were jointly analysed with Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Maria das Mercês Vasconcellos, Mauro Guimarães, Maria Esther Valente, Marta Marandino, among others. In a general way, the study about the MCTAD (Museum of Soil Sciences Alexis Dorofeef) pointed out peculiar characteristics related to the Brazilian science museums. Situated in a small town, the Museum was characterized by the research and educational ties and the relationships established by it, mainly about valuing and collaboration. Valuing: because its actions are guided by the cultural and social valuing of individuals. Collaboration: because of the establishment of partnerships and collective work with the community where it is inserted. Its uniqueness is not present only in the creation of these ties and relationships, but also by the influence it establishes in the life of this population that recognizes the Museum as a space for training and dissemination of knowledge. Thus, as from the reflections resulted by this work, we aspire that further researches brings more contributions for this issue, because only through interaction with other studies, other perspectives, and with different realities we can get a better comprehension of the processes held by these institutions.
Palavras-chave: Museus de ciência
Educação ambiental
Educação em solos
Science museum
Environmental education
Education in soils
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2044
Data do documento: 3-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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