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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação sistêmica da educação básica: a prova Brasil no contexto das escolas do município de Juiz de Fora
Autor(es): Fernandes, Ângela Mara de Oliveira
Primeiro Orientador: Calderano, Maria da Assunção
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Sousa, Sandra Maria Zakia Lian
Resumo: Este trabalho teve por objetivo mapear a visão dos professores que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental sobre a Prova Brasil, a concepção de avaliação que ela revela e identificar se os resultados dessa prova demandam mudanças de suas práticas pedagógicas e, em caso positivo, como isso se dá. A pesquisa aconteceu em seis escolas no município de Juiz de Fora: cinco da rede municipal de ensino e uma da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A metodologia proposta foi entrevistar duas professoras através de um estudo exploratório em que buscamos, por esse contato, obter as primeiras impressões apresentadas por elas acerca da avaliação sistêmica. Foi necessário também realizarmos cinco entrevistas de aprofundamento, para buscarmos respostas aos nossos objetivos propostos. O presente trabalho consta de análise documental e revisão bibliográfica sobre a avaliação sistêmica no contexto das políticas públicas educacionais no Brasil. As entrevistas realizadas com as professoras das escolas pesquisadas apontaram a estratégia de disseminação da Prova Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep como inadequada, devido aos rankings que promove e pelas informações geradas nesta avaliação, que têm se concentrado na expressão numérica das médias de desempenho e do Ideb, apresentando um baixo potencial explicativo e propositivo de estratégias para mudar a realidade diagnosticada, pois as professoras possuem dúvidas sobre a avaliação, especialmente quanto à utilização das informações por ela produzidas. Foi constatado que, para as professoras, a Prova Brasil não favorece a melhoria da educação básica, pois esse tipo de avaliação não possibilita conhecer a realidade da unidade escolar e orientar o desenvolvimento de ações para a melhoria do ensino. Além disso, as professoras não demonstram interesse sobre o tema avaliação sistêmica, pois este assunto não faz parte da gama de leitura por elas feitas , tanto no que se refere às obras dos pesquisadores que estudam o tema quanto aos documentos oficiais.
Abstract: The Search have for main objective scan the professor’s vision who work in elementary school about ProvaBrasil and this evaluation conceptions how it works and recognize if the results require modifications on its pedagogical practices, and in case is possible modify, how it happens. This search occurred in six schools at Juiz de Fora city: It was divided in five belonging to the Juiz de For a city and one belonging to the state of Minas Gerais. The method applied for this search was interview with two teachers through an exploratory study which we believe obtain the first impressions shown by they about the systemic evaluation. After exploratory study we also needed realize five interviews in order to deepen and find for answers for our objective. This search is compound for documental analyses and review of historic about systemic evaluation in Brazilian educational public policies context. The interviews realized with the teachers of the school in this research shown the strategy to disseminate of ProvaBrasil made by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep is inappropriate. Due to the rankings that promote the information generated of this evaluation have your focus on statistic, performance and IDEB, it shows it has low explicatory potential and strategy to change this reality diagnosed, because the teachers have doubts about the evaluation, especially how to use this information. Was found that the teachers the ProvaBrasil doesn’t offers improvements for elementary school, because this kind of evaluation doesn’t show the reality of school neither guide a strategy of action in order to improve the teaching in schools, As a consequence the teachers don’t show interest about systemic evaluation, because it not take party in their reading neither the official documents.
Palavras-chave: Avaliação
Prova Brasil
Professores da educação básica
Evaluation
Prova Brasil
Basic education teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2019
Data do documento: 17-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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