https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2011
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulabatistalessa.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Os PCN em materiais didáticos para a formação de professores |
Autor(es): | Lessa, Paula Batista |
Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Miembros Examinadores: | Bruno, Adriana Rocha |
Miembros Examinadores: | Polon, Thelma Lucia Pinto |
Miembros Examinadores: | Calderano, Maria da Assunção |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou verificar se e como a política curricular oficial, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), apresentada pelo MEC, estava sendo propagada, via cursos de formação superior de professores desenvolvidos em experiências de educação a distância. O interesse pela pesquisa se justificou pela possibilidade dessa modalidade de ensino poder ter se tornado um importante canal de difusão dessa política. Optamos por realizar uma pesquisa bibliográficodocumental do texto dos PCN e dos materiais didáticos impressos utilizados por dois cursos de formação de professores desenvolvidos a distância. Os dados foram classificados e analisados dentro de 8 categorias: 1) descentralização, autonomia escolar, corresponsabilização, apelo à participação; 2) desenvolvimento no aluno de competências e compromisso com a formação para a cidadania; 3) compromisso político do educador para com os alunos e os resultados; 4) perspectiva epistemológica; 5) perfil e valorização das competências críticas e reflexivas do professor; 6) organização dos conteúdos, didática e avaliação; 7) perspectiva inclusiva; 8) tempo e espaço escolar. Utilizamos como referencial teórico os conceitos e análises oriundas de estudos sobre os processos de elaboração e circulação das políticas curriculares desenvolvidos por Stephen BalI, Edil Paiva, Alice Lopes, Elizabete Macedo e de estudos sobre as políticas de formação de professores elaborados por Helena Freitas, Marli André, Menga Ludke, Iria Brzezinski. Cotejamos as análises desses autores com os textos dos PCN e dos materiais didáticos impressos utilizados pelos cursos de formação selecionados com a intenção de identificar e analisar os elementos que nos permitissem dizer se as orientações dos PCN estavam sendo adotadas por esses cursos. Constatamos que os PCN figuravam nos materiais didáticos dos cursos de forma hibrida e que eram mais claramente apresentadas no curso da UNIRIO do que no da UFES. |
Resumen : | This research aimed at identifying if and how the official curricular policy, National Curricular Parameters (PCN, in Portuguese), presented by the Education and Culture Ministry, was being spread, by means of teacher training university courses in distance education experiences. The interest in the research was justified by the possibility of such learning method having become an important mans of divulging such policy. We chose to conduct a bibliographic-documental research of the PCN text and of the printed didactic material used by two teacher training courses developed to be taught by distance. The data was classified and catalogued into 8 categories: 1) decentralization, school autonomy, co-accountability, participation appeal; 2) development in the student of competencies and commitment to the formation towards citizenship; 3) political commitment by the educator towards the students and results; 4) epistemological perspective; 5) profile and valorization of the teacher’s critical and reflexive competencies; 6) content organization, didactics and evaluation; 7) inclusive perspective; 8) time and space of the school. We used as theoretical reference the concepts and analysis originated from studies about the elaboration and circulation of curricular policies developed by Stephen BalI, Edil Paiva, Alice Lopes, Elizabete Macedo and from studies about teacher training policies elaborated by Helena Freitas, Marli André, Menga Ludke, Iria Brzezinski. We contrasted the analysis of such authors with PCN texts and printed didactic material used by the selected teacher training courses with the intent of identifying and analyzing the elements which would allow us to affirm if the PCN guidelines were being adopted by such courses. We came to the conclusion that the PCN figurated in the didactic material in hybrid form and were more clearly present in the course organized by UNIRIO than in that of UFES. |
Palabras clave : | Currículo Política de formação de professores Política curricular Curriculum Teacher training policy Curricular policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2011 |
Fecha de publicación : | 19-jun-2012 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.