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Tipo: Dissertação
Título: A representação de Minas Gerais e suas identidades culturais no Bom Dia Minas
Autor(es): Guimarães, Michelle Fabiene Pires Ferreira
Primeiro Orientador: Musse, Christina Ferraz
Membro da banca: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Membro da banca: Costa, Cristiane Finger
Resumo: O presente estudo visa investigar quais são as identidades mineiras representadas no jornalismo praticado pelo Bom Dia Minas, telejornal matutino da TV Globo Minas. O noticiário de rede estadual, que pretende dar conta das principais notícias mineiras logo pela manhã, veicula as reportagens produzidas pelas afiliadas do estado e pela emissora da capital. Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de municípios no país. No total, são 853 cidades e, portanto, a maior área limítrofe criada dentro de uma Unidade Federativa. Partindo-se das premissas de que o estado é multifacetado, plural e constituído de inúmeras identidades culturais, e de que as reportagens enviadas pelas afiliadas são construídas sob a ótica regional, a pesquisa procura, por meio da Análise de Conteúdo (AC), classificar e analisar as identidades mineiras que mais têm destaque no telejornalismo regional da TV Globo Minas, líder de audiência no estado. O trabalho utiliza, ainda, o suporte teórico dos Estudos Culturais, para explicar o telejornalismo como mediador cultural e matriz de produção de sentidos na sociedade midiatizada na qual vivemos contemporaneamente.
Abstract: The present study‟s aim is to investigate what the identities from the state of Minas Gerais represented in the Bom Dia Minas TV journalism, Globo Minas‟ matutinal TV journalism, are. The state news, that intends to handle all the main news from the state of Minas Gerais early in the morning, transmits the news produced by the state affiliates and by the capital‟s station. Minas Gerais is the Brazilian state that has the biggest number of municipalities. There is a total of 853 cities making the state the biggest territorial area within a federative unit. Taking into account the fact that the state is divided, it is plural and it is constituted of a variety of cultural identities, and that the news sent by the affiliates are built up under a regional point of view, this research intends, through Content Analysis, classify and analyze the State of Minas‟ identities which stand out the most in the Globo Minas regional TV journalism, audience leader in the state. Yet, this work makes use of the Cultural Studies theoretical support to explain the TV journalism as cultural mediator and as sense production matrix in the mediated society in which we live nowadays.
Palavras-chave: Telejornalismo
TV aberta
Identidades culturais
Mineiridade
Mídia regional
TV journalism
Open TV
Free-to-view TV
Cultural identities
Mineiridade
Regional media
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/196
Data do documento: 25-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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