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dc.contributor.advisor1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Virgílio Cezar da Silva e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778527H6pt_BR
dc.creatorSilva, Lana Rogéria da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8487879Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:57:35Z-
dc.date.available2016-06-30-
dc.date.available2016-07-13T15:57:35Z-
dc.date.issued2012-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1920-
dc.description.abstractThis work was stimulated by the evaluation of a school principal’s formation policy – PROGESTÃO – and the appropriation of the project by the Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (SRE). It starts from the need to focus in real results of this capacitation, and for suggesting improvements in the process, both for continuity and for a possible policy’s reshuffle. The investigation’s presuppositions consider that those who passed through the program would acquire some responsibility, being able to recommend improvements in school which are connected with school manager’s assignments. An investigation occurred in order to observe this relation, and for that, it was used semistructured interviews in SRE, because it was interesting to know which the results in response to the investment in these managers are. The collected data has demonstrated there is not any type of control of these capacitated managers by PROGESTÃO, showing weakness in the process. As a conclusion, after a due analysis and also considerations, the proposal of controlling, during a certain period of time, the capacitated principals as soon as the capacitation is finished is this study’s guideline, which presents all concerned and the directions that need to be followed to the continuity of the operation in the molds of responsibility, and in the intention to detect improvements and developments in school management.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi estimulado pela avaliação de uma política pública de formação de diretores escolares – o PROGESTÃO – e pela apropriação que a Superintendência Regional de Ensino Diamantina fez do Programa. Partiu-se da necessidade de focar nos resultados reais dessa capacitação e de propor melhorias nesse processo, tanto para a continuidade, quanto para um possível remodelamento de tal política. Os pressupostos da investigação consideram que aqueles que passassem pela capacitação assumiriam uma parcela de responsabilização, de maneira a pontuar melhorias nas escolas ligadas às funções de gestor escolar. Uma investigação ocorreu no intuito de observar esta relação, e, para tal, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas na SRE, pois interessava saber qual o retorno do investimento feito nesses gestores. Os dados coletados evidenciaram que, não há um monitoramento desses gestores capacitados pelo PROGESTÃO, denotando certa fragilidade no processo. Para tanto, após a devida análise e reflexão, a proposição de um monitoramento, por determinado período de tempo, após o findar da capacitação oficial, ao diretor que realizar essa capacitação é a diretriz deste estudo, e que apresenta todos os envolvidos e os direcionamentos que precisam ser acionados para a continuidade da ação nos moldes da responsabilização, e no intuito de detectar melhorias e avanços em relação à gestão escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitação de gestorespt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPROGESTÃOpt_BR
dc.subjectManager’s capacitationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPROGESTÃOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA superintendência regional de ensino diamantina e o progestão: apropriações de uma política de formação continuadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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