Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1917
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
islamarciavidaldeassisabreu.pdf708.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O programa de formação de gestores escolares do Ceará: a proposta do curso de especialização e as práticas de gestão
Autor(es): Abreu, Isla Márcia Vidal de Assis
Primeiro Orientador: Oliveira, Lina Kátia Mesquita de
Membro da banca: Soares Neto, Joaquim José
Membro da banca: David, Marcus Vinícius
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a atuação de quatros gestores a partir da formação e a influência na prática e tomadas de decisões antes e depois da formação Lato Sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública, realizado nos dois primeiros anos de gestão, oferecido pela SEDUC-CE, através do CAEd. As escolas nas quais a pesquisa foi realizada localizam-se na Região Metropolitana de Fortaleza-CE, contam com gestores que estão no cargo há três anos e buscam no seu fazer pedagógico a melhoria da aprendizagem, além dos fatores inerentes à gestão democrática. Considerando que a formação do diretor faz parte dos aspectos relevantes para a gestão, e a LDB nº 9394/96 que prevê uma formação nos cursos de pedagogia e pós-graduação que contemple a área administrativa e pedagógica, torna-se relevante, portanto, conhecer e explicar a influência da formação continuada, e os impactos no agir profissional dos gestores após o Curso. Os diretores que realizaram o curso de especialização quando eleitos e/ou nomeados apresentaram propostas de práticas interventoras nas escolas através dos Planos de Ação Educacional, os quais serão apresentados. Para tanto, a pesquisa buscou conhecer as políticas educacionais acerca da formação continuada para os gestores no âmbito nacional e estadual, bem como analisar a proposta curricular do curso de especialização, a fim de buscar resposta à questão inicial da investigação. A pesquisa foi baseada na análise de documentos oficiais pertencentes ao assunto, de documentos de gestão das quatro escolas estudadas, ao material didático do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública e entrevistas semiestruturadas (com gestores das quatro escolas), fundamentais para a análise dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. O trabalho foi acompanhado por uma revisão bibliográfica acerca dos assuntos tratados. As informações trouxeram reflexões e novas interpretações sobre a relevância da formação continuada em serviço. Portanto, a análise acerca das contribuições do curso, principalmente da implementação dos Planos de Ação Educacional para as boas práticas de gestão será o ponto de partida para uma proposta de socialização, aprofundamento e valorização de saberes e experiências entre os Profissionais da Educação.
Abstract: This paper aims to analyze the performance of four managers from the formation and influence in decision-making and practice before and after training Sensu Lato in Management and Assessment Public Education, held in the first two years of management, offered by SEDUC-CE through CAEd. Schools in which the survey was conducted are located in Metropolitan Fortaleza, have managers who are for three years and seek to improve their pedagogical learning, beyond factors inherent in the democratic management. Whereas formation director is part of the issues relevant to management, and LDB Nº 9394/96 which provides training in pedagogy courses and graduate covering the administrative and pedagogical becomes relevant, therefore, publicize and explain the influence of continuing education, and impacts on professional managers to act after the course. The directors when elected and / or appointed who took the course specialization presented proposals for intervening in practices schools through the Education Action Plans, which will be submitted. Therefore, the research aimed to discover policies about continuing educational training for managers within national and state levels, as well as analyzing the curriculum of the course specialization in order to seek the answer to the initial question research. The research was based on the methodology used to analyze official documents pertaining to the subject of documents management of the four schools studied, the courseware Course Specialization in Management and Evaluation of Public Education, interviews semi-structured (with managers of the four schools, fundamental to analysis of the work done in schools. The work was accompanied by a literature review concerning the affairs treated. The information brought new interpretations and reflections about the importance of continuing education in service. Therefore, the analysis about the contributions of the course, especially the implementation of the Plans of Action for Educational best practices management will be the starting point for a proposal of socialization, deepening and enhancement of knowledge and experiences among Education Professionals.
Palavras-chave: Educação
Formação
Prática
Education
Training
Practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1917
Data do documento: 29-Out-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.