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Tipo: Dissertação
Título: Uso do módulo II como espaço para formação em contexto de professores: estudo de caso de uma escola estadual vinculada à SRE de Coronel Fabriciano – MG
Autor(es): Silva, Daniela Aparecida Fernandes
Primeiro Orientador: Franco, Denise Vieira
Membro da banca: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Membro da banca: Barbosa, Lubélia de Paula Souza
Resumo: Considerando a importância do pedagogo e do professor no processo de ensino aprendizagem, este estudo destaca a necessidade de um constante aperfeiçoamento deste profissional, em especial, a formação continuada em contexto nas reuniões de Módulo II, que constitui uma ferramenta indispensável nesse processo e, consequentemente, nessa pesquisa. Como gestora, tenho como ponto focal a gestão pedagógica da escola porque a entendo como o pilar mais importante da gestão escolar, por estar ligada diretamente à atividade-fim da escola, atuando diretamente na formação e no desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e profissionais nos alunos. Assim, este estudo objetiva investigar como a equipe gestora, organiza e planeja os momentos de reuniões coletivas do Módulo II na escola, de modo a contemplar ações voltadas para a formação docente sobre temáticas relevantes ao contexto escolar. Como objetivos específicos deste estudo buscamos descrever como está prevista a organização das atividades extraclasse docentes, segundo as normativas da SEE/MG e como tais atividades são organizadas e acontecem na Escola Estadual Castelo Branco; analisar como é a organização e a realização das atividades extraclasse, notadamente, aquelas destinadas aos momentos coletivos na escola; e propor ações para que os momentos de planejamento coletivo sejam voltados também para a formação docente, sobre temáticas relevantes para a escola, tais como a apropriação dos resultados das avaliações externas das quais a escola participa. Para a consecução dos objetivos, abordamos a metodologia de pesquisa do estudo de caso de caráter qualitativo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com a Especialista da escola pesquisada, assim como aplicação de questionários aos professores efetivos e aos convocados com no mínimo dois anos de exercício na escola em questão. A pesquisa possibilitou encontrar alguns achados importantes como por exemplo a importância de o Módulo II ter objetivos claros e ser direto, os professores entrevistados destacaram assuntos desnecessários e que consume muito tempo nessas reuniões. A partir dos resultados obtidos, apresentaremos um Plano de Ação Educacional que responda às demandas do caso de gestão e altere positivamente esse espaço tão importante que são as reuniões de Módulo II, foram apresentadas 6 Ações sendo elas: Reunião inicial para estudo das normativas que norteiam as reuniões coletivas de Módulo II para prática docente; Proposta de reuniões de alinhamento entre a gestão escolar e equipe pedagógica na elaboração das pautas e encaminhamentos a serem tratados nas reuniões de Módulo II; Levantamento com a Equipe Pedagógica e professores sobre os temas mais relevantes para a formação continuada em contexto; Criação de momentos de compartilhamento de práticas exitosas entre os professores; Utilização do laboratório de informática como espaço para realização de cursos de forma coletiva e integrada; Criação de momentos de formação buscando parcerias com outras instituições e utilizando das potencialidades dos próprios professores. Por fim, apresentar a relevância da utilização deste tempo de forma significativa para compartilhamento de saberes, planejamento, participação em reuniões coletivas e aperfeiçoamento profissional dos professores e da equipe pedagógica.
Abstract: Considering the importance of the pedagogical and the teacher in the teachinglearning process, this study highlights the need for constant improvement of this professional, in particular, continued in-service training in Module II meetings, which constitutes an indispensable tool in this process and, consequently, in this research. As a manager, my focal point is the school's pedagogical management because I understand it as the most important pillar of school management, as it is directly linked to the school's core activity, acting directly in the training and development of personal and professional skills and abilities in students. Therefore, this study aims to investigate how the management team organizes and plans collective Module II meetings at the school, in order to include actions aimed at teacher training on topics relevant to the school context. As specific objectives of this study, we seek to describe how the organization of extra-class teaching activities is planned, according to SEE/MG regulations and how such activities are organized and take place at Escola Estadual Castelo Branco; analyze how extra-class activities are organized and carried out, notably those intended for collective moments at school; and propose actions so that moments of collective planning are also aimed at teacher training, on topics relevant to the school, such as the appropriation of the results of external evaluations in which the school participates. To achieve the objectives, we approached the qualitative case study research methodology, carrying out semistructured interviews with the Inspection Coordinator of the SRE of Coronel Fabriciano, as well as applying questionnaires to permanent teachers and those called up with at least two years of exercise at the school in question. The research made it possible to find some important findings, such as the importance of Module II having clear objectives and being direct. The teachers interviewed highlighted unnecessary and time-consuming topics in these meetings. Based on the results obtained, we will present an Educational Action Plan that responds to the demands of the management case and positively changes this very important space that are the Module II meetings. Six Actions were presented, namely: Initial meeting to study the regulations that guide the collective Module II meetings for teaching practice; Proposal of alignment meetings between school management and the pedagogical team in the preparation of the agendas and guidelines to be addressed in the Module II meetings; Survey with the Pedagogical Team and teachers on the most relevant topics for continuing education in context; Creation of moments for sharing successful practices among teachers; Use of the computer lab as a space for conducting courses in a collective and integrated manner; Creation of training moments seeking partnerships with other institutions and using the potential of the teachers themselves. Finally, present the relevance of using this time in a meaningful way for sharing knowledge, planning, participating in collective meetings and professional improvement of teachers and the pedagogical team.
Palavras-chave: Formação em serviço
Reunião pedagógica
Formação continuada
In-service training
Pedagogical meeting
Continuing training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19122
Data do documento: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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