Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19075
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ingridpereiracerqueiradesouza.pdfPDF/A2.47 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A articulação do planejamento pedagógico como caminho para a consolidação da educação especial na perspectiva inclusiva
Author: Souza, Ingrid Pereira Cerqueira de
First Advisor: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Referee Member: Ribeiro, Patrícia Rafaela Otoni
Referee Member: Batista, Rita de Cássia Souza Felix
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A temática definida para o caso de gestão é a investigação sobre a aplicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e a Política Estadual, para a garantia deste direito na Escola Estadual Estrela Cadente. A presente pesquisa teve como propósito responder a seguinte questão norteadora: Como a gestão pedagógica da escola pode viabilizar a realização do planejamento pedagógico colaborativo com foco na inclusão? Para respondê-la foi traçado como objetivo geral, compreender os entraves existentes atualmente para que a gestão pedagógica se dê coletivamente e tenha foco na inclusão. Para verificação foram delimitados três objetivos específicos: (i) Descrever o contexto escolar, especialmente a organização pedagógica; (ii) Analisar como ocorre a articulação entre o trabalho da SRM, dos professores de ACLTA e professores regentes no desenvolvimento do planejamento pedagógico colaborativo e (iii) propor estratégias para aprimoramento da articulação entre os profissionais da escola, buscando um planejamento pedagógico coletivo e voltado à inclusão. As orientações metodológicas realizadas foram análise documental e estudo do referencial teórico a partir de autores como Mantoam (2003) (2006), Plestch (2009), Lück (2009), Tezani (2009), Capellini, Zanatta e Pereira (2009), Glat (2011), Fontes (2013), Vilaronga e Mendes (2014), Damázio (2018) e Christo e Mendes (2019). Os registros analisados incluíram os cadernos das docentes e das professoras de ACLTA, atas de reuniões, o Plano de Desenvolvimento Individual e o Plano de Atendimento Educacional Especializado, com ênfase na busca por informações relacionadas ao planejamento pedagógico direcionado aos alunos da Educação Especial. Como produto final, houve a elaboração de um Plano de Ação Educacional que tem como foco a articulação do trabalho entre professores regentes, ACLTA e professores da SRM, e as famílias em prol do planejamento pedagógico inclusivo na E.E. Estrela Cadente.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Public Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The theme defined for the management case is the investigation of the application of the National Special Education Policy from an Inclusive Perspective and the State Policy, in order to guarantee this right at the Estrela Cadente State School. The purpose of this research was to answer the following guiding question: How can a school’s pedagogical management enable collaborative pedagogical planning with a focus on inclusion? To answer it, the general objective was to understand the obstacles that currently exist so that pedagogical management can take place collectively and focus on inclusion. To verify it, three specific objectives were defined: (i) Describe the school context, especially the pedagogical organization; (ii) Analyze how the work of SRM, ACLTA teachers and teaching staff works in the development of collaborative pedagogical planning and (iii) Propose strategies to improve coordination between school professionals, seeking a collective pedagogical planning that is focused on inclusion. The methodological guidelines carried out were documentary analysis and study of the theoretical framework based on authors such as Mantoam (2003) (2006), Plestch (2009), Lück (2009), Tezani (2009), Capellini, Zanatta and Pereira (2009), Glat (2011), Fontes (2013), Vilaronga and Mendes (2014), Damázio (2018) and Christo and Mendes (2019). The records analyzed included the notebooks of teachers and ACLTA teachers, minutes of meetings, the Individual Development Plan and the Specialized Educational Service Plan, with an emphasis on the search for information related to pedagogical planning aimed at Special Education students. As a final product, an Educational Action Plan was developed that focuses on coordinating work between current teachers, ACLTA and SRM teachers, and families in favor of inclusive pedagogical planning at the Estrela Cadente State School.
Keywords: Inclusão escolar
Planejamento pedagógico
Escola inclusiva
School inclusion
Pedagogical planning
Inclusive school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19075
Issue Date: 11-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons