https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19073
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thaisnunesdossantos.pdf | PDF/A | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Atuação da inspeção escolar na mediação de conflitos interpessoais entre servidores nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros/MG |
Author: | Santos, Thaís Nunes dos |
First Advisor: | Paula, Frederico Braida Rodrigues de |
Referee Member: | Burgos, Marcelo Tadeu Baumann |
Referee Member: | Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e versa sobre a atuação da Inspeção Escolar na mediação de conflitos interpessoais entre servidores nas escolas estaduais da SRE Montes Claros/MG. A dissertação tem como principal objetivo compreender como o Serviço de Inspeção da SRE Montes Claros deve auxiliar os gestores escolares na mediação dos conflitos interpessoais entre servidores, buscando identificar as fragilidades desse processo. Os objetivos específicos são: descrever as dificuldades encontradas pelos inspetores escolares para auxiliar os gestores escolares na mediação dos conflitos interpessoais entre servidores e propor ações para minimizar tais dificuldades; analisar os fatores que desencadeiam a ocorrência de manifestações na Ouvidoria Educacional (OE) relacionadas ao tema proposto, de modo a compreender em que momentos o processo de suporte do Serviço de Inspeção da SRE Montes Claros para os gestores escolares precisa ser ajustado; propor o aprimoramento do trabalho dos Inspetores Escolares por meio de ações de atuação na apuração de recursos impetrados na Ouvidoria Educacional que tratam de conflitos interpessoais entre servidores de escolas estaduais, que objetivem mediar e reduzir esse tipo de atrito. Foram analisados os dados da Ouvidoria Educacional dos anos de 2019 a 2022 e dados internos da SRE Montes Claros filtrados pela pesquisadora. O referencial teórico perpassa pela gestão democrática, práticas restaurativas e mediação de conflitos e clima organizacional. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, com análise documental e aplicação de questionário para levantamento dos dados para o estudo de caso. Ao final, foram identificados quais fatores interferem negativamente no relacionamento interpessoal entre servidores das escolas estaduais da SRE Montes Claros a partir dos quais foram propostas estratégias e ações que possam ser realizadas pelo inspetor escolar junto à gestão escolar para se promover uma mediação de conflitos mais eficiente, que propicie melhoria nas relações humanas no ambiente escolar. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), and deals with the role of the School Inspection in mediating interpersonal conflicts between employees in the state schools of the SRE/Montes Claros and has as its main objective to understand how the Inspection Service of the SRE Montes Claros should assist school managers in mediating interpersonal conflicts between employees, seeking to identify the weaknesses of this process. The specific objectives are: to describe the difficulties encountered by school inspectors in assisting school managers in mediating interpersonal conflicts between employees and to propose actions to minimize such difficulties; to analyze the factors that trigger the occurrence of manifestations in the Educational Ombudsman (OE) related to the proposed theme, in order to understand at what moments the support process of the Inspection Service of the SRE Montes Claros for school managers needs to be adjusted; propose improving the work of School Inspectors through actions to investigate appeals filed with the Educational Ombudsman's Office that deal with interpersonal conflicts between state school employees, with the aim of mediating and reducing this type of friction. Data from the Educational Ombudsman's Office from 2019 to 2022 and internal data from the Montes Claros Regional Education System filtered by the researcher were analyzed. The theoretical framework encompasses democratic management, restorative practices, and conflict mediation and organizational climate. From a methodological point of view, this was a predominantly qualitative research, with documentary analysis and application of a questionnaire to collect data for the case study. In the end, the factors that negatively interfere in the interpersonal relationship between employees of the state schools of the Montes Claros Regional Education System were identified and, based on these factors, strategies and actions were proposed that can be carried out by the school inspector together with the school management to promote more efficient conflict mediation, which provides improvement in human relations in the school environment. |
Keywords: | Inspeção escolar Mediação de conflitos Ouvidoria educacional Relacionamentos interpessoais Clima escolar School inspection Conflict mediation Educational ombudsman Interpersonal relationships School climate |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19073 |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License