https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19072
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
isabelcristinaevangelista.pdf | PDF/A | 4.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A escola diversa e seus desafios: heterogeneidade discente e equidade educacional em uma escola pública estadual de Minas Gerais |
Author: | Evangelista, Isabel Cristina |
First Advisor: | Dutra, Rogéria Campos de Almeida |
Referee Member: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Referee Member: | Oliveira, Helena Rivelli de |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Dessa forma, realizou-se um estudo de caso referente à heterogeneidade discente observada entre os estudantes atendidos em uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais, Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, localizada na cidade de Lima Duarte-MG. Destaca-se que o objetivo desta pesquisa visou identificar os principais entraves e desafios enfrentados pelos educadores em busca da efetivação de uma educação que atenda de forma igualitária um público discente diverso, analisando como a Gestão Pedagógica pode atuar disposta a minimizar os desafios decorrentes do atendimento a este público heterogêneo. Para tanto, foi utilizado, como metodologia, um estudo de caso; e, como instrumentos, entrevistas semiestruturadas realizadas com a equipe gestora, com os docentes e com os discentes da Escola Adalgisa de Paula Duque. Adotouse, ainda, para anotações, o Diário de Campo. Da equipe gestora da escola, foram entrevistados dois vice-diretores e duas coordenadoras pedagógicas que atuam na instituição. Já entre os professores, foram entrevistados cinco docentes, um de cada área de conhecimento e um da educação inclusiva. Quanto aos discentes, entrevistou-se 13 estudantes do Ensino Médio. Salienta-se que as anotações no Diário de Campo foram feitas ao longo do período de investigação e pesquisa do caso de gestão aqui apresentado. Além disso, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, as quais são apresentadas no corpo do trabalho. Por fim, ressalta-se que este estudo propõe uma intervenção para que os problemas levantados possam ser amenizados ou resolvidos por meio do Plano de Ação Educacional (PAE). |
Abstract: | This work has been developed within the scope of Professional Master Program in Public Education’s Management and Evaluation (PPGP) of the Education and Evaluation Public Policies Center at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Likewise, this case study has been carried out regarding student´s heterogeneity observed among attended students in a public school from the Minas Gerais State School Network, in the State School Adalgisa de Paula Duque, located in the city of Lima Duarte-MG. Stands out that the objective of this research aims to identify the main obstacles and challenges faced by educators searching for the effective education that serves the diverse student population in a more equitably way, analyzing how the Pedagogical Management can act willing to minimize these problems arising from serving to this heterogeneous audience.To this purpose, a case study has been used as a methodology; and, as instruments, semi-structured interviews carried out with the management team, teachers and students at Adalgisa de Paula Duque School. The Field Diary has been also adopted for taking notes. From the school's management team, two vice-principals and two pedagogical coordinators who work at the institution have been interviewed. Among the teachers, 5 one have been interviewed, one from each area of knowledge and one from inclusive education. Towards students, 13 high school students have been interviewed. It should be noted that the notes in the Field Diary have been made throughout the period of investigation and research into the management case presented here. In addition, bibliographic and documentary research has been used, which are presented in the body of work. Finally, it is discernible that this study proposes an intervention, so that the problems raised can be alleviated or resolved through the Educational Action Plan (EAP). |
Keywords: | Estudo de caso Heterogeneidade discente Equidade educacional Case study Student heterogeneity Educational equity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19072 |
Issue Date: | 20-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License