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Type: Dissertação
Title: O desafio de alfabetizar alunos com defasagem em leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola mineira
Author: Tavares, Patrícia de Souza
First Advisor: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Dorini, Lívia Fagundes Neves
Referee Member: Mollica, Maria Cecilia de Magalhães
Resumo: Esta dissertação aborda as dificuldades enfrentadas por alguns educandos ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino estadual em Minas Gerais. Esses estudantes não conseguem consolidar as competências fundamentais de leitura e escrita, mantendo-se nesse impasse durante suas trajetórias escolares. Trata-se de uma situação que pode se agravar com o decorrer do tempo, caso não haja uma atenção individualizada, acompanhamento adequado e intervenções eficazes para essas crianças que não estão progredindo na compreensão do sistema de escrita alfabética. Diante desse cenário, tem-se como objetivo geral compreender os principais desafios relacionados à leitura e à escrita enfrentados pelos alunos da Escola Estadual Estrela do Futuro, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Além disso, o trabalho tem como objetivos específicos: (i) Descrever o contexto da Escola Estadual Estrela do Futuro e as estratégias adotadas para lidar com as dificuldades educacionais existentes da nãoalfabetização de grupos de alunos no momento adequado; (ii) Analisar os resultados das avaliações dos estudantes da escola Estrela do Futuro no ciclo inicial e complementar da alfabetização. (iii) Propor um plano de ação visando mitigar as possíveis dificuldades de leitura e escrita encontradas. Para tal, esta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de equidade e diversidade – conforme Ambrosetti (1999), Soares (2005), Seabra (2009), Peregrino (2010),Poker (2018) e Lopez (2005) -, de alfabetização e letramento - de acordo com Smolka (1993), Soares (2020), Tfouni (2006), Bortoni-Ricardo e Sousa (2006),Lemle (2009), BortoniRicardo, Machado e Castanheira (2010), Mollica et al. (2012), Parisotto e Rinaldi (2016), Mollica e Leal (2012a; 2012b), Santos (2012) - e gestão pedagógicasegundo Libâneo (1994), Lück (2009), Burgos e Canegal (2011) e Brooke e Rezende (2020). O estudo apoiou-se em uma abordagem metodológica qualitativa, cujos instrumentos de pesquisa foram uma roda de conversa realizada com as professoras; uma entrevista semiestruturada com a Especialista em Educação Básica (EEB) envolvida no processo de aquisição da leitura e escrita; e um protocolo de leitura e escrita nos Anos Iniciais, com o objetivo de possibilitar a compreensão do desenvolvimento dos alunos nessas competências fundamentais e a identificação de áreas de defasagem. De tal modo, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com propostas voltadas para o enfrentamento do desafio de alfabetizar e letrar alguns desses alunos, além de incentivar o desenvolvimento de novas ações que visem aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na escola.
Abstract: This dissertation examines the challenges encountered by students during the early years of elementary education at an state institution in Minas Gerais. These students struggle to consolidate essential reading and writing skills, persisting in this learning difficulty throughout their academic trajectory. This situation may worsen over time if individualized support is not provided to children who fail to progress in their understanding of the alphabetic writing system in the absence of appropriate monitoring and effective interventions. Given this context, the primary objective understands the main challenges related to reading and writing faced by students at Estrela do Futuro State School, in Juiz de Fora, Minas Gerais. Furthermore, this work aims to achieve the following specific objectives: (i) to describe the context of Estrela do Futuro State School and examine its approach to addressing educational challenges related to the delayed literacy acquisition of specific student groups; (ii) Analyze the results of the evaluations of students at the Estrela do Futuro State School in the initial and complementary cycle of literacy; (iii) Propose an action plan aimed at mitigating the possible reading and writing difficulties encountered.For this purpose, this research is based on the concepts of equity and diversity (Ambrosetti, 1999; Seabra, 2009; Soares, 2005; Poker, 2018; Peregrino, 2010 e Lopez, 2005), literacy and literacies (Soares, 2020; Lemle, 1988; Smolka, 1993; Tfouni, 2006; Parisotto; Rinaldi, 2016; Mollica et al., 2012; Mollica; Leal, 2012; Bortoni-Ricardo; Sousa, 2006; Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira, 2010; Santos, 2012), as well as pedagogical management, educational planning, and school curriculum (Libâneo, 1994; Lück, 2009; Burgos; Canegal, 2011; Brooke; Rezende, 2020). The study was based on a qualitative methodological approach, utilizing the following research instruments: a talking circle conducted with teachers, a semi-structured interview with the pedagogical supervisor, the Specialist in Basic Education (EEB) involved in the literacy acquisition process, and a reading and writing protocol for the early years of schooling with the aim to facilitate an understanding of students' development in these fundamental competencies and to identify areas of learning gaps. Accordingly, an Educational Action Plan was developed, outlining proposals aimed at addressing the challenge of ensuring literacy acquisition for some of these students while also encouraging the development of new initiatives to enhance the teaching and learning process within the school.
Keywords: Leitura e escrita
Diversidade e equidade
Alfabetização e letramento
Gestão pedagógica
Reading and writing
Diversity and equity
Literacy and literacies
Pedagogical management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19069
Issue Date: 20-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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