https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19054
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernandaaparecidagrossi.pdf | PDF/A | 5.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
fernandaaparecidagrossi - produtoeducacional.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Aprendizagem baseada em projetos e suporte à comunicação no ensino de geometria |
Author: | Grossi, Fernanda Aparecida |
First Advisor: | David, José Maria Nazar |
Referee Member: | Classe, Tadeu Moreira de |
Referee Member: | Barrére, Eduardo |
Resumo: | Diante do contexto de pandemia de Covid-19, os professores buscaram alternativas para o desenvolvimento das aulas remotas, experimentando outras formas de transmitir o conhecimento e avaliar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, a implementação da Base Comum Curricular Nacional (BNCC) e a demanda por novas metodologias ganharam destaque. E, frente às imposições, as tecnologias de comunicação passaram a exercer um papel relevante, atuando como ferramentas de apoio e ampliando o espaço de interação e de colaboração entre os alunos e professores. Ferramentas como Moodle, Classroom, Google Meet, Zoom, WhatsApp e Telegram foram essenciais nesse processo. O objetivo deste trabalho foi investigar como essas ferramentas apoiam a implementação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de Geometria. Utilizando o Design Science Research como caminho metodológico, este estudo de caso exploratório qualitativo avaliou um processo construído para guiar a implementação da ABP. A pesquisa apresenta os resultados de um estudo piloto e de um estudo de caso regular conduzidos com intuito de avaliar um processo que foi construído para guiar a implementação da ABP. O estudo piloto investigou o comportamento dos alunos em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo de caso regular investigou o comportamento dos alunos em turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os resultados mantiveram foco na análise de como ocorre a comunicação através do uso de tecnologias de comunicação, como forma de potencializar as interações e a colaboração entre alunos e professor. Com base nos conhecimentos científicos obtidos, foi possível desenvolver um produto educacional que serve como guia para professores na condução de atividades de ABP em Geometria. Esse processo visa facilitar a condução de futuras atividades colaborativas, integrando metodologias ativas e tecnologias de comunicação. |
Abstract: | In the context of the Covid-19 pandemic, teachers sought alternatives for conducting remote classes, experimenting with new ways of transmitting knowledge, and evaluating students’ teaching and learning processes. In this scenario, the full implementation of the National Common Curricular Base and the demand for adopting new methodologies stood out. In response to these challenges, communication technologies began to play a significant role, acting as support tools and expanding the space for interaction and collaboration between students and teachers. Among the technologies involved in this process are Moodle, Classroom, Google Meet, Zoom, WhatsApp, and Telegram. This study aimed to investigate how these tools have supported the implementation of the active methodology ProjectBased Learning (PBL). The research explored how this methodology, supported by communication technologies, contributes to Geometry’s teaching and learning processes. For this purpose, the methodological approach relied on Design Science Research to develop a process and an artifact, characterizing the evaluation work as a qualitative exploratory case study. The research presents the results of a pilot study, and a case study to evaluate a process designed to guide the implementation of PBL. The pilot study investigated student behavior in 9th-grade elementary school classes, while the regular case study examined the students’ behavior in 1st-year high school classes. The results focused on analyzing how communication occurs using communication technologies to enhance interactions and collaboration between students and teachers. Based on the scientific knowledge obtained it was possible to adapt the teaching and learning process, developing an educational product that guides teachers in conducting PBL activities in Geometry. This process aims to facilitate the conduction of future collaborative activities by integrating active methodologies and communication technologies. |
Keywords: | Aprendizagem baseada em projetos Ensino de geometria Educação matemática Ensino híbrido Design science research Project-based learning Geometry teaching Mathematics education Blended learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19054 |
Issue Date: | 1-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License