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Type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais durante a pandemia da Covid-19: análise de um grupo de estudo
Author: Henriques, Gleice Aparecida de Menezes
First Advisor: Carneiro, Reginaldo Fernando
Referee Member: Bertini, Luciane de Fatima
Referee Member: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: Considerando a relevância da formação continuada do professor e a interferência em seu processo formativo no ensino e aprendizagem da matemática durante a Educação Básica, esta investigação teve como questões de pesquisa: Como um Grupo de Estudo, desenvolvido durante a pandemia, contribuiu para a formação continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais? Como a matemática é pensada e discutida entre professores e estudantes de pedagogia que vivenciaram o Grupo de Estudo como um espaço formativo de modo remoto e no contexto pandêmico? E como objetivo: Analisar como um momento formativo, subsidiado em um Grupo de Estudo, contribuiu para a formação continuada de professores, durante o período da pandemia, e quais os diferentes modos de compreender as perspectivas matemáticas que mediaram este processo. Partindo de uma abordagem qualitativa, o estudo é fundamentado no método sócio-histórico, que propõe um papel ativo do sujeito com seu objeto de conhecimento e a construção da realidade. Foram analisados 17 encontros gravados em vídeo do Grupo de Estudo desenvolvido durante a pesquisa intitulada “O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais: narrativas de formação e grupo de estudos” e também uma entrevista on-line realizada com o professor responsável pelo Grupo. Em meios aos resultados da pesquisa fica em evidência que o espaço formativo de Grupo de Estudo, embora não tenha se caracterizado como colaborativo, esteve subsidiado no diálogo, capaz de promover reflexões sobre conteúdos, práticas pedagógicas, crenças e concepções sobre o ensino da matemática dos participantes durante a pandemia. Além disso, evidencia-se também a necessidade de fomentar a instituição de Grupos de Estudos para a formação do professor em exercício e avaliar de modo crítico o tempo investido em formações e reuniões isoladas e fragmentadas. A investigação apontou a importância do professor ser o protagonista da própria formação, abrindo caminho para uma reinvenção didático pedagógica, subsidiada no processo de crenças e valores estabelecidos no ensino da matemática. Por fim, este estudo apresenta como o Grupo de Estudo analisado tornou-se um espaço de acolhimento e rede de apoio ao professor no contexto da pandemia, evidenciando fragilidades do sistema educativo público em detrimento do particular, foi lócus de uma diversidade de experiências que puderam fortalecer e motivar os professores participantes. Como um dos maiores desafios, o estudo evidenciou as precárias condições de interação, principalmente, com as crianças menores, destacando os desafios nas relações vividas entre a escola e a família na pandemia.
Abstract: Considering the relevance of continuing education for teachers and its impact on their education process in teaching and learning mathematics during Basic Education, this research had the following research questions: How did a Study Group, developed during the pandemic, contribute to continuing education of teacher who teaches mathematics in the early years? How is mathematics thought about and discussed among teachers and pedagogy students who experienced the Study Group as an educative space remotely and in the pandemic context? And as an objective: To analyze how an education moment, supported by a Study Group, contributed to continuing education of teachers, during the pandemic period, and what are the different ways of understanding the mathematical perspectives that mediated this process. Starting from a qualitative approach, the study is based on the socio-historical method, which proposes an active role of the subject with their object of knowledge and the construction of reality. Seventeen video-recorded meetings of the Study Group developed during the research entitled “The professional development of teachers who teach mathematics in the early years: education narratives and study groups” were analyzed, as well as an online interview conducted with the teacher responsible for the Group. The results of the research show that the Study Group education space, although not characterized as collaborative, was supported by dialogue, capable of promoting reflections on content, pedagogical practices, beliefs and conceptions about teaching mathematics among participants during the pandemic. In addition, it also highlights the need to promote the establishment of Study Groups for the education of in-service teachers and to critically evaluate the time invested in isolated and fragmented training and meetings. The research pointed out the importance of the teacher being the protagonist of his/her own education, paving the way for a didactic-pedagogical reinvention, supported by the process of beliefs and values established in mathematics teaching. Finally, this study presents how the Study Group analyzed became a welcoming space and support network for teachers in the context of the pandemic, highlighting weaknesses in the public education system to the detriment of the private one, and was the locus of a diversity of experiences that could strengthen and motivate the participating teachers. As one of the greatest challenges, the study highlighted the precarious conditions of interaction, especially with younger children, highlighting the challenges in the relationships experienced between school and family during the pandemic.
Keywords: Formação continuada
Grupo de estudo
Matemática
Anos iniciais
Pandemia
Continuing education
Study group
Mathematics
Initial years
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19053
Issue Date: 28-Feb-2025
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