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Type: Dissertação
Title: Implementação da política pública Gestão Integrada da Educação na Rede de Educação de MG: monitoramento realizado pela SEE-MG quanto à atuação dos multiplicadores
Author: Sousa, Izabel Cristina de
First Advisor: Riani, Frederico Augusto D’Avila
Referee Member: Sanabio, Marcos Tanure
Referee Member: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa teve como objeto a metodologia Gestão Integrada da Educação (GIDE) e, inicialmente, buscava investigar a atuação dos multiplicadores responsáveis pela sua implementação nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). No entanto, ao longo da análise, verificou-se um fluxo de monitoramento insuficiente em relação à atuação desses profissionais. Dessa forma, o estudo passou a focar o acompanhamento realizado pela SEE-MG sobre a atuação dos multiplicadores, buscando compreender como esse monitoramento pode influenciar suas práticas e como pode ser aprimorado para fortalecer a implementação da política. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza análise documental e entrevistas semiestruturadas para explorar os conceitos relacionados ao Ciclo de Políticas, burocracia de médio escalão, liderança e monitoramento. Os achados da pesquisa indicam que a ausência de um monitoramento com indicadores relacionados às questões institucionais e de um fluxo de monitoramento estruturado pela SEE-MG, impacta a uniformização das práticas entre as SREs, gerando variações na efetividade da política. Com base nesses resultados, propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado ao fortalecimento do monitoramento da atuação dos multiplicadores. Espera-se que as diretrizes propostas possam contribuir para a melhoria do acompanhamento dessa política e servir de referência para outras iniciativas educacionais que enfrentam desafios semelhantes na gestão e monitoramento de seus agentes implementadores.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Public Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The research focused on the Integrated Education Management (GIDE) methodology and initially aimed to investigate the role of the multipliers responsible for its implementation in the Regional Education Superintendencies (SREs) of the State Department of Education of Minas Gerais (SEE-MG). However, during the analysis, a deficient monitoring flow regarding the actions of these professionals was identified. Consequently, the study shifted its focus to the monitoring carried out by SEE-MG regarding the performance of the multipliers, seeking to understand how this monitoring influences their practices and how it can be improved to strengthen the implementation of the policy. The research, of a qualitative nature, uses document analysis and semi-structured interviews to explore concepts related to the Policy Cycle, middle-level bureaucracy, leadership, and monitoring. The research findings indicate that the absence of monitoring with institutional indicators, coupled with a lack of structured monitoring flow by SEE-MG, affects the uniformity of practices across SREs, leading to variations in the policy's effectiveness. Based on these results, an Educational Action Plan (PAE) is proposed to strengthen the monitoring of the multipliers' performance. It is expected that the proposed guidelines will contribute to improving the monitoring of this policy and serve as a reference for other educational initiatives facing similar challenges in managing and monitoring their implementing agents.
Keywords: Implementação
Política pública
Gestão integrada da educação (GIDE)
Monitoramento
Integrated education management (GIDE)
Policy cycle
Monitoring
Leadership
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19047
Issue Date: 19-Mar-2025
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