Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19043
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinabarbosatoledo.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Da tela da TV para o desenrolar da campanha à Prefeitura de Juiz de Fora: a repercussão da entrevista de Wilson Rezato nas Eleições Municipais 2020
Author: Toledo, Carolina Barbosa
First Advisor: Coutinho , Iluska Maria da Silva
Referee Member: Musse, Christina Ferraz
Referee Member: Leal, Paulo Roberto Figueira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender em que medida a entrevista concedida à TV Alterosa Zona da Mata e Vertentes pelo então candidato à Prefeitura de Juiz de Fora, Wilson Rezato, foi repercutida internamente na corrida eleitoral e se e como os outros candidatos reproduziram esse conteúdo nos debates oficiais promovidos pelos veículos de comunicação da cidade. Para isso foram tomados como objetos empíricos do estudo o vídeo da entrevista, com duração de seis minutos, as gravações dos debates eleitorais posteriores a ela disponíveis para acesso na internet e dado sobre a visualização das entrevistas realizadas pela TV Alterosa no primeiro turno das eleições municipais de 2020 em Juiz de Fora. A metodologia utilizada foi a Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Coutinho (2016), tomando como eixo principal os personagens participantes da entrevista, a jornalista e o candidato, e em eixo secundário, a menção à entrevista nos debates promovidos ao longo da campanha eleitoral. Além disso, foram levantados dados qualitativos que permitiram verificar o alcance da entrevista, cujos números muito superiores às métricas dos candidatos concorrentes permitem afirmar que o conteúdo televisivo viralizou nas redes.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo compreender em que medida a entrevista concedida à TV Alterosa Zona da Mata e Vertentes pelo então candidato à Prefeitura de Juiz de Fora, Wilson Rezato, foi repercutida internamente na corrida eleitoral e se e como os outros candidatos reproduziram esse conteúdo nos debates oficiais promovidos pelos veículos de comunicação da cidade. Para isso foram tomados como objetos empíricos do estudo o vídeo da entrevista, com duração de seis minutos, as gravações dos debates eleitorais posteriores a ela disponíveis para acesso na internet e dado sobre a visualização das entrevistas realizadas pela TV Alterosa no primeiro turno das eleições municipais de 2020 em Juiz de Fora. A metodologia utilizada foi a Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Coutinho (2016), tomando como eixo principal os personagens participantes da entrevista, a jornalista e o candidato, e em eixo secundário, a menção à entrevista nos debates promovidos ao longo da campanha eleitoral. Além disso, foram levantados dados qualitativos que permitiram verificar o alcance da entrevista, cujos números muito superiores às métricas dos candidatos concorrentes permitem afirmar que o conteúdo televisivo viralizou nas redes.
Keywords: Telejornalismo
Jornalismo Político
Entrevista
Análise da materialidade audiovisual
Eleições municipais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19043
Issue Date: 9-Sep-2021
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons