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Type: Dissertação
Title: A implementação da política de educação integral em tempo integral na Escola Municipal José Calil Ahouagi
Author: Henriques, Anna Cristina Perantoni
First Advisor: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Referee Member: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Referee Member: Oliveira, Lúcia Helena Gazólis de
Resumo: O presente trabalho tem como foco analisar a implementação da política pública educacional, intitulada como Programa de Escola de Educação em Tempo Integral, na Escola Municipal José Calil Ahouagi, no município de Juiz de Fora. Os objetivos aqui pretendidos consistem em avaliar a implementação da política pública de tempo integral no âmbito escolar e investigar como os sujeitos envolvidos na experiência analisada, percebem os limites e possibilidades da Escola de Tempo Integral. Foi realizada uma descrição de modo a apresentar todo o contexto escolar, desde a época da fundação da escola, até o momento da mudança de sua organização para o tempo integral. Subsequente, o trabalho dialoga com a comunidade escolar (alunos, mães, professores, direção e coordenação) tendo como referência um aporte teórico com bases nas discussões de política pública, tempo integral, educação integral e aluno integral e currículo. Por fim, realiza-se uma análise propositiva, a partir dos dados coletados, em que se evidencia a necessidade de uma organização interna escolar e uma parceria concisa entre Secretaria de Educação e Escola, no intuito de fortalecer essa política pública de tempo integral, desenvolvida no município de Juiz de Fora.
Abstract: The aim of this research is to examine the implementation of the educational public policy named Full Time School Program at the Jose Calil Ahouagi Municipal School, in the city of Juiz de Fora. We intended to assess the implementation of the full time school and to investigate how the subjects involved with that experience realized its limits and possibilities in the educational enviroment. We described the whole school historical context since the time of its inception until the moment when the full time organization was implemented. Then, the research presents the analyses of the interview made with the school's community (students, mothers, teachers, direction and coordination) with the theorical support in some discussions about public policies, full-time school, comprehensive education and its students, and curriculum. Finally, we propose, stemming up the collected data, guidelines to the internal school organization and a partnership between the city's Department of Education and the school, in order to strengthen the full-time education.
Keywords: Tempo Integral
Espaço Escolar
Currículo
Educação Integral
Full time
School enviroment
Curriculum
Full-time education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1903
Issue Date: 27-Sep-2012
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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