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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Abordagem lúdica na educação em parasitologia avaliação de aprendizagem através de um jogo de tabuleiro para prevenção de parasitoses infantis
Autor(es): Ávila, Joanna Clara Chagas
Orientador: Abramo, Clarice
Resumo: Parasitoses intestinais representam um desafio significativo de saúde pública em regiões com infraestrutura sanitária e práticas de higiene precárias. Essas infecções são causadas por uma variedade de parasitos que afetam pessoas de todas as idades e origens socioeconômicas, tendo uma prevalência global significativa, exigindo medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento para minimizar seus efeitos negativos na saúde das pessoas. A relação entre crianças em idade escolar e parasitoses intestinais destaca a vulnerabilidade desses indivíduos a infecções devido às condições de saneamento e higiene presentes em ambientes escolares, além da falta de informação e conhecimento sobre os parasitos. Essas infecções podem ter impactos negativos significativos no bem-estar físico e no desenvolvimento acadêmico das crianças, afetando sua saúde geral e frequência escolar. É crucial abordar essas questões para garantir ambientes escolares mais saudáveis e promover o bem-estar das crianças. O presente estudo teve como propósito apresentar, de forma lúdica e estruturada, para as crianças, os conceitos fundamentais relacionados às parasitoses, bem como as estratégias preventivas, através da concepção e implementação de aulas lúdicas demonstrativas, de um jogo de tabuleiro. Este foi desenvolvido com o intuito de facilitar a assimilação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, proporcionando uma abordagem dinâmica que fomenta o engajamento cognitivo das crianças. O objetivo do jogo foi identificar os vetores, compreender o ciclo de vida dos parasitos, analisar as formas de transmissão e internalizar a importância dos hábitos de higiene pessoal e alimentação como medidas preventivas contra as doenças causadas por esses agentes
Resumen : Intestinal parasites represent a significant public health challenge in regions with poor sanitation infrastructure and hygiene practices. These infections are caused by a variety of parasites that affect people of all ages and socioeconomic backgrounds. They have a significant global prevalence, requiring prevention, diagnosis and treatment measures to minimize their negative effects on people's health. The relationship between schoolchildren and intestinal parasites highlights the vulnerability of these individuals to infections due to the sanitation and hygiene conditions present in school environments, as well as the lack of information and knowledge about parasites. These infections can have significant negative impacts on children's physical well-being and academic development, affecting their general health and school attendance. It is crucial to address these issues to ensure healthier school environments and promote children's well-being. The purpose of this study was to introduce children to the fundamental concepts related to parasitosis, as well as preventive strategies, in a playful and structured way, by designing and implementing playful demonstration lessons, a board game and a memory game. The latter was developed with the aim of facilitating the practical assimilation of the theoretical knowledge acquired, providing a dynamic approach that fosters cognitive engagement among children. The aim of the game was to identify vectors, understand the life cycle of parasites, analyse the forms of transmission and internalize the importance of personal hygiene and eating habits as preventive measures against the diseases caused by these agents
Palabras clave : Parasitos
Atividade lúdica
Criança
Prevenção
Parasites
Playful activity;
Child
Prevention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19025
Fecha de publicación : 14-feb-2025
Aparece en las colecciones: Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação



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