Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19023
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
gabrieldomingossantosdepaula.pdf2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Validação de cartilha educativa por pacientes pós-transplantados renais
Autor(es): Paula, Gabriel Domingos Santos de
Orientador: Santos, Kelli Borges dos
Miembros Examinadores: Alvim, André Luiz Silva
Miembros Examinadores: Guilherme, Sibely de Paula
Resumo: Introdução: Para melhorar a adesão dos pacientes transplantados renais, profissionais de saúde utilizam intervenções educativas com materiais impressos para favorecer a compreensão e motivar a adoção dos hábitos propostos. Esse tipo de material, recomendado como complemento às orientações verbais, é amplamente utilizado na área da saúde para aumentar a satisfação, o conhecimento e a adesão ao tratamento dos pacientes. Objetivo: O estudo teve como objetivo realizar validação de uma cartilha educativa para pacientes transplantados renais, especificamente sobre o uso de imunossupressores no pós-transplante. Método: O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo metodológico que se encontra na terceira etapa de validação com o público-alvo com a legitimação da cartilha por pacientes transplantados. O cenário para o estudo foi um hospital filantrópico de uma cidade da zona da Mata Mineira. Foram incluídos para participar do estudo pacientes pós-transplantados renais, internados no hospital em questão, que tiveram interesse em participar da pesquisa. Foram coletados dados relacionados a caracterização dos participantes e foi realizada avaliação da organização da cartilha, da escrita, da aparência, da motivação e do conteúdo da mesma, cada item foi analisado em positivo, negativo ou imparcial, sendo possível a opção de fornecer sugestões. Para analise dos dados foi utilizado o coeficiente de validação de conteúdo por meio do Alfa de Cronbach. Resultado: A cartilha educativa mostrou-se bem avaliada, com um coeficiente de validação do conteúdo superior a 0,800, refletindo alta compreensão e aceitação entre os pacientes. Entre os 25 participantes, 24 usavam pelo menos um imunossupressor (principalmente Tacrolimus e Sirolimus), e aqueles com mais de um mês de tratamento consideraram a cartilha um recurso acessível e valioso. Conclusão: A pesquisa contribuiu significativamente para o serviço de saúde, oferecendo uma ferramenta educativa validada, com alta consistência interna (CVCt geral de 0,975 e alpha de Cronbach de 0,790). A cartilha facilita a adesão ao tratamento e promove a autonomia do paciente no manejo de medicamentos, além de fortalecer o papel da enfermagem na educação e prevenção de agravos em tratamentos complexos, favorecendo a qualidade de vida dos pacientes pós-transplante
Resumen : Introduction: To improve adherence among renal transplant patients, healthcare professionals utilize educational interventions with printed materials to enhance understanding and motivate the adoption of recommended habits. This type of material, which 11* Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. gabriel.domingos@estudante.ufjf.br 2** Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. E-mail: kelli.borges@ufjf.br E-mail: 6 is recommended as a complement to verbal instructions, is widely used in healthcare to increase patient satisfaction, knowledge, and treatment adherence. Objective: The study aimed to validate an educational booklet for renal transplant patients, specifically regarding the use of immunosuppressors in the post-transplant period. Method: This study is a descriptive, methodological research that is in the third stage of validation, involving the target audience for the booklet's legitimization by renal transplant patients. The research was conducted in a philanthropic hospital in a city in the Zona da Mata region of Minas Gerais. The study included renal transplant patients who were hospitalized at the hospital and expressed interest in participating in the research. Data were collected regarding the participants’ characteristics, and an evaluation was conducted on the organization, writing, appearance, motivation, and content of the booklet. Each item was analyzed as positive, negative, or neutral, with the option to provide suggestions. For data analysis, the content validation coefficient was calculated using Cronbach’s alpha. Results: The educational booklet was highly rated, with a content validation coefficient greater than 0.800, reflecting high understanding and acceptance among patients. Among the 25 participants, 24 were using at least one immunosuppressant (mainly Tacrolimus and Sirolimus), and those who had been on treatment for more than a month considered the booklet to be an accessible and valuable resource. Conclusion: The research significantly contributed to healthcare services by providing a validated educational tool with high internal consistency (overall CVCt of 0.975 and Cronbach’s alpha of 0.790). The booklet facilitates treatment adherence and promotes patient autonomy in managing medications, while also strengthening the role of nursing in education and the prevention of complications in complex treatments, ultimately improving the quality of life for post-transplant patients
Palabras clave : Transplante renal
Adesão à medicação
Imunossupressão
Estudos de validação
Educação em saúde
Enfermagem
Renal transplant
Medication adherence
Immunosuppression
Validation studies
Health education
Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19023
Fecha de publicación : 10-dic-2024
Aparece en las colecciones: Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons