https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19022
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
flaviodecarvalhoguerra.pdf | PDF/A | 12.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Infraestrutura, espaços escolares e garantia da oferta de qualidade educacional: desafios e possibilidades em um contexto de coabitação escolar |
Autor(es): | Guerra, Flávio de Carvalho |
Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
Miembros Examinadores: | Colchete Filho, Antonio Ferreira |
Miembros Examinadores: | Dias, Sammy Cardozo |
Resumo: | Este texto trata da coabitação entre uma escola estadual de ensino médio e uma escola municipal ofertante das etapas da educação infantil e do ensino fundamental, situadas na cidade de São Lourenço, Minas Gerais. No presente caso, o prédio escolar e seus respectivos espaços são compartilhados pela rede municipal de educação e, nesse contexto, a escola estadual será o foco da pesquisa, já que essa tem como um de seus principais desafios a limitação de espaços cedidos para o seu funcionamento. Diante dessa realidade que impede a oferta de infraestrutura e espaços suficientes e adequados, apresentamos a hipótese de que essas circunstâncias interferem negativamente nas possibilidades de a instituição pesquisada promover uma educação de qualidade. Diante disso, nortearemos nossa pesquisa a partir do questionamento acerca dos impactos desses limites de espaços e infraestrutura, causados por essa coabitação escolar, para que a instituição pesquisada oferte educação de qualidade. Portanto, destacamos que essa dissertação, desenvolvida dentro do campo das políticas educacionais, tem como objetivo geral investigar os impactos da coabitação escolar para que a instituição pesquisada oferte educação de qualidade. Além desse, são objetivos específicos descrever as realidades dos espaços cedidos para serem utilizados pela escola pesquisada, seja para uso exclusivo ou de forma compartilhada, além de analisar as perspectivas dos membros da comunidade escolar acerca das realidades dessa coabitação escolar, associando-as com a fundamentação teórica relativa ao tema proposto, para, por fim, identificar as possibilidades e propor ações, a partir dos dados obtidos pela pesquisa, para que os impactos identificados não afetem a oferta de qualidade educacional necessária aos estudantes da instituição pesquisada. Para o desenvolvimento da presente dissertação foi adotada como metodologia a pesquisa qualitativa, sendo realizada pesquisa documental e a aplicação de questionários aos servidores, ex-servidores e alunos da escola. Quanto à perspectiva teórica, são explorados os eixos temáticos relativos aos espaços escolares, infraestrutura escolar e qualidade educacional. Quanto aos espaços escolares, Santos (2008) nos traz uma definição mais ampla desse conceito, enquanto Frago e Escolano (2001) nos encaminham para a um aprofundamento dentro do contexto escolar. Para buscarmos a definição de infraestrutura escolar, temos em Castro (2018) um importante referencial, já que essa autora favorece a diferenciação entre os conceitos de infraestrutura e espaço escolar. Já em relação à definição de qualidade educacional, nos apoiamos, dentre outros, em Oliveira e Araújo (2005). Para tratarmos da relação entre infraestrutura, espaços escolares e qualidade educacional, seguimos novamente com Castro (2018). Os resultados da pesquisa indicaram que o posicionamento de parte significativa dos membros da comunidade escolar que responderam ao questionário proposto vai ao encontro das teorias apresentadas, já que essas indicam que a infraestrutura e os espaços escolares podem influenciar na qualidade educacional. Diante dessa constatação, foi proposto um Plano de Ação Educacional visando a elaboração de um novo acordo entre as instâncias municipal e estadual, baseado nas realidades enfrentadas pela escola pesquisada, para que essa possa oferecer melhores condições de infraestrutura e espaços aos seus servidores e estudantes. |
Resumen : | This paper deals with the cohabitation of a state high school and a municipal school that offers early childhood and elementary education, both located in the city of São Lourenço, Minas Gerais. In the current case, the school building and it's respective spaces are shared by the municipal education network and, in this context, the state high school will be the focus of the research, since one of it's main challenges is the limited space provided for it's operation. Given this reality that prevents the provision of sufficient and adequate infrastructure and spaces, we present the hypothesis that these circumstances negatively interfere with the possibilities of the institution under study to promote quality education. In view of this situation, we will guide our research based on the questioning about the impacts of these space and infrastructure limits, caused by these schools cohabitating, so that the institution under study can offer quality education. Therefore, we emphasize that this dissertation, developed within the field of educational policies, has as it's general objective to investigate the impacts of school cohabitation so that the institution under study can offer quality education. In addition, the specific objectives are to describe the realities of the spaces provided for use by the school under study, whether for exclusive or shared use, in addition to analyzing the perspectives of the members of the school community regarding the realities of this school cohabitation, associating them with the theoretical basis related to the proposed theme, in order to finally identify the possibilities and propose actions, based on the data obtained by the research, so that the identified impacts do not affect the quality of the education being provided for the students of the institution under study. For the development of this dissertation, qualitative research was adopted as the methodology, with documentary research being carried out and questionnaires being applied to the school's employees, former employees and students. Regarding the theoretical perspective, the thematic axes related to school spaces, school infrastructure and educational quality are explored. Regarding school spaces, Santos (2008) provides us with a broader definition of this concept, while Frago and Escolano (2001) lead us to a deeper understanding within the school context. In order to define school infrastructure, we have Castro (2018) as an important reference, since this author favors the differentiation between the concepts of infrastructure and school space. Regarding the definition of educational quality, we rely on Oliveira e Araújo (2005), among others. To address the relationship between infrastructure, school spaces, and educational quality, we follow Castro (2018) again. The results of the research indicated that the position of a significant portion of the members of the school community who responded to the proposed questionnaire is in line with the theories presented, since these indicate that infrastructure and school spaces can influence educational quality. In view of this ascertainment, an Educational Action Plan was proposed aiming at the elaboration of a new agreement between the Municipal and State authorities, based on the realities faced by the school studied, so that it can offer better infrastructure and space conditions to its employees and students. |
Palabras clave : | Coabitação escolar Espaços escolares Infraestrutura escolar Qualidade educacional Schools cohabitation School environnement Schools infrastructure Education quality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19022 |
Fecha de publicación : | 28-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons