Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19015
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gizelliferreiraporreca.pdfPDF/A1.57 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Ouvidoria como instrumento de gestão democrática e participativa, melhoria de processos, inclusão e controle social: estudo de caso na ouvidoria de ações afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Porreca, Gizelli Ferreira
First Advisor: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Dutra, Rogeria Campos de Almeida
Referee Member: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso apresenta as ouvidorias públicas no âmbito do Poder Executivo Federal: Ouvidoria Geral e Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, com ênfase na Ouvidoria Especializada e sua estrutura. Dentre os objetivos da pesquisa, tem-se: o objetivo geral, pautado em investigar a efetividade da participação e do controle social no âmbito da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas, bem como analisar se as demandas recebidas por essa Ouvidoria têm contribuído para a melhoria dos processos de inclusão na universidade; o objetivo descritivo, baseado em mapear o fluxo interno de trabalho da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas da UFJF e sua estrutura, considerando, desde o recebimento das manifestações, seus quantitativos, tipos de manifestante (será explorada mais detalhadamente a manifestação do tipo Denúncia), relatórios, dentre outras ações que fazem parte do fluxo de trabalho do órgão, e, por fim, o objetivo analítico, que visa compreender de maneira sistêmica, por meio da análise dos dados obtidos nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, os processos e as ações gerais desenvolvidas pela Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas, identificando suas vantagens e desafios.. O trabalho foi baseado em uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e, como procedimentos para coleta de dados, utilizaram-se as pesquisas bibliográficas e documentais, seguidas da pesquisa de campo através da entrevista semiestruturada. A partir da coleta dos dados e sua análise, com base no referencial teórico estudado, será sugerido um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de propor ações que sejam capazes de fortalecer a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas como instrumento ativo de participação social, controle social e inclusão, criando, a partir das denúncias recebidas, soluções e práticas (monitoradas frequentemente) que corroborem melhor desempenho da gestão e dos programas de inclusão oferecidos pela universidade.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Program in Public Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The case study presents public ombudsman offices within the Federal Executive Branch: the General Ombudsman Office and the Specialized Ombudsman Office for Affirmative Action at the Federal University of Juiz de Fora – UFJF, with an emphasis on the Specialized Ombudsman and its structure. The research includes the following objectives: the general objective is to investigate the effectiveness of participation and social oversight within the Specialized Ombudsman Office for Affirmative Action, as well as to analyze whether the demands received by this Ombudsman Office have contributed to the improvement of inclusion processes at the university. The descriptive objective is to map the internal workflow and structure of the Specialized Ombudsman Office for Affirmative Action at UFJF, considering the reception of submissions, their volume, types of claimants (with a more detailed exploration of the “Complaint” type), reports, and other actions that are part of the agency’s workflow. Finally, the analytical objective is to systemically understand, through the analysis of data obtained from bibliographic, documentary, and field research, the processes and general actions carried out by the Specialized Ombudsman Office for Affirmative Action, identifying its strengths and challenges. This work is based on applied research with a qualitative approach. As procedures for data collection, bibliographic and documentary research were used, followed by field research through semi-structured interviews. Based on the data collection and analysis, and grounded in the theoretical framework studied, an Educational Action Plan (PAE) will be proposed, aiming to suggest actions capable of strengthening the Specialized Ombudsman Office for Affirmative Action as an active instrument of social participation, social oversight, and inclusion. The plan will seek to create, from the complaints received, solutions and practices (frequently monitored) that support improved performance in the management and inclusion programs offered by the university.
Keywords: Gestão democrática e participativa
Controle social
Inclusão
Ações afirmativas
Ouvidoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19015
Issue Date: 8-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons