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Type: Dissertação
Title: Biblioteca escolar e formação do leitor: desafios e possibilidades do trabalho integrado em uma Escola Pública Mineira
Author: Canguçu, Cristiane Pereira Ribeiro
First Advisor: Neves, Lívia Fagundes
Referee Member: Faria, Edna Silva
Referee Member: Bertolotti, Diovana Paula de Jesus
Resumo: Esta pesquisa aborda os desafios e as possibilidades de um trabalho integrado com todas as áreas de conhecimento, no espaço de uma biblioteca escolar pública estadual mineira. Portanto, o estudo tem como norte a seguinte questão: como promover uma integração mais efetiva entre as ações da biblioteca com as demais atividades pedagógicas desenvolvidas na/pela Escola Estadual de Felisburgo/MG? Para atender ao objetivo geral deste estudo, que é analisar o contexto de gestão pedagógica da biblioteca para identificar as potencialidades para integração pedagógica desse espaço com as demais ações da escola, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) Descrever a conjuntura da gestão da biblioteca da Escola Estadual de Felisburgo; (ii) Analisar os fatores que interferem na integração da biblioteca com o planejamento dos docentes como estratégia para mobilizar a leitura no âmbito da escola; (iii) Propor um plano de ação educacional que se configure como um instrumental de apoio para oportunizar a integração da biblioteca com a gestão pedagógica da escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso, e, como instrumentos de pesquisa, foram analisadas as Legislações Federais, Estaduais, documentos específicos da instituição e registros bibliotecários, assim como foram feitas entrevistas com professores para uso da biblioteca e com o gestor desse espaço e realizada uma roda de conversa para ouvir professores dos conteúdos curriculares. Como aporte teórico foram utilizadas as pesquisas de Behr, Moro e Estabel (2008); Santos, Fachin e Varvakis (2003), que compreendem a biblioteca como um espaço de aprendizagem e cultura e sugerem que esse espaço seja gerenciado de forma a atender às necessidades dos alunos, professores e comunidade escolar. A pesquisa ainda conta com os conceitos e perspectivas de Kleiman (1995) e Soares (2003), que veem a biblioteca como um espaço importante para o desenvolvimento de habilidades e do letramento. Pretende-se, a partir desta pesquisa e das reflexões aqui realizadas, contribuir para o ensino de leitura nas escolas básicas, considerando que o espaço da biblioteca é um local privilegiado de letramento. Esta pesquisa ainda buscou analisar o trabalho do Professor para Ensino do Uso da Biblioteca (Peub) à luz das legislações e orientações específicas do cargo, confrontando-as com as atividades efetivamente desempenhadas por esses profissionais na biblioteca investigada, bem como a inserção da biblioteca como um instrumento pedagógico na formação dos estudantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo e os resultados revelaram que os projetos para aprimorar a leitura são escassos e o trabalho em conjunto com os professores regentes é limitado, restringindo o potencial de desenvolvimento da leitura. Além disso, os bibliotecários estão sendo frequentemente requisitados para substituir professores, o que os sobrecarrega e os impede de exercer seu papel de articuladores da leitura de forma eficaz. O plano de atendimento educacional proposto visa reverter essa situação, promovendo ações coordenadas para enfrentar a subutilização da biblioteca e fortalecer as práticas pedagógicas de letramento em toda a escola. Ademais, o plano busca otimizar a gestão do tempo dos bibliotecários, permitindo que eles se concentrem em seu papel de articuladores da leitura e desenvolvam atividades que enriqueçam a experiência de leitura dos alunos. Sendo assim, essa pesquisa evidenciou a necessidade de uma abordagem mais integrada e colaborativa entre a biblioteca e as demais áreas da escola, visando fortalecer as práticas de letramento e desenvolvimento da leitura. O plano de atendimento educacional proposto oferece uma oportunidade concreta para reverter os desafios identificados e promover um uso mais eficaz da biblioteca como espaço de aprendizagem e cultura.
Abstract: This research addresses the challenges and possibilities of integrated work, with all areas of knowledge, in the space of a state public school library in Minas Gerais. Therefore, the study is guided by the following question: how to promote a more effective integration between library actions and other pedagogical activities developed at/by the Felisburgo State School/MG? To meet the general objective of this study, which is to analyze the context of the library's pedagogical management to identify the potential for pedagogical integration of this space with the school's other actions, the following specific objectives were outlined: (i) Describe the situation of library management at the Felisburgo State School; (ii) Analyze the factors that interfere with the integration of the library with teachers' planning as a strategy to mobilize reading within the school; (iii) Propose an educational action plan that serves as a support instrument to facilitate the integration of the library with the school's pedagogical management. To this end, qualitative research was carried out, based on a case study, and, as research instruments, Federal and State Legislation, institution-specific documents and library records were analyzed, as well as interviews with teachers for use of the library and with the manager of this space, and a conversation circle was held to listen to teachers about the curricular contents. As theoretical support, research by Behr, Moro and Estabel (2008) is used; Santos, Fachin and Varvakis (2003) who understand the library as a space for learning and culture and suggest that this space be managed in order to meet the needs of students, teachers and the school community. The research also relies on the concepts and perspectives of Kleiman (1995) and Soares (2003) who see the library as an important space for the development of skills and literacy. Based on this research and the reflections carried out here, the aim is to contribute to the teaching of reading in basic schools, considering that the library space is a privileged place for literacy. This work also sought to analyze the work of the Professor for Teaching Library Use (Peub) in light of the legislation and specific guidelines for the position, comparing them with the activities actually carried out by these professionals in the library investigated, as well as the insertion of the library as a pedagogical instrument in the training of students. To this end, field research was carried out and the results revealed the need for coordinated actions to address the underutilization of the library and strengthen literacy pedagogical practices throughout the school. Therefore, in the last chapter, an Educational Action Plan is presented to mitigate, at least in part, the problems identified.
Keywords: Biblioteca escolar
Integração
Leitura
Letramento
Gestão
School library
Integration
Reading
Literacy
Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19014
Issue Date: 9-Apr-2025
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