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Type: Dissertação
Title: Simave: percepções e práticas sobre as avaliações sistêmicas da aprendizagem e o Proeb em uma escola da estadual do Vale do Aço (MG)
Author: Gomes, André Luiz Assis
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Goulart, Janaina Moreira de Oliveira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa buscou compreender como a apropriação e uso dos resultados das avaliações que integram o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) – Avaliações Sistêmicas da Aprendizagem e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) – é realizada em uma escola da rede pública de Minas Gerais, e de que maneira a gestão desses dados influencia as práticas pedagógicas para subsidiar a promoção da qualidade educacional. Para isso, os objetivos definidos para esse estudo foram descrever e analisar os resultados fornecidos pelas avaliações externas que compõem o calendário anual do Simave (Proeb e Avaliações Sistêmicas da Aprendizagem), em conjunto com a descrição e análise das práticas de realização do planejamento pedagógico a partir destes dados; investigar e analisar quais as percepções e conhecimentos possuem a equipe gestora, especialistas em educação básica e professores, a respeito das distintas práticas avaliativas e do uso dos dados fornecidos pelas avaliações do Simave; e propor ações que contribuam para o aprimoramento dos processos de apropriação e uso dos resultados das avaliações do Simave na Escola Estadual Carl Sagan (EECS), com base na análise dos dados obtidos. Assumiu-se como hipótese que a apropriação desses dados é feita de maneira superficial, limitando, em parte, as potencialidades oferecidas por esses instrumentos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, para descrição do caso de gestão realizou-se uma pesquisa bibliográfica em documentos oficiais, atas de reuniões e dados do Simave, enquanto para a pesquisa de campo os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores, especialistas em educação básica e uma amostra de professores, além de questionários aplicados exclusivamente a professores. Os questionários serão analisados quantitativamente de acordo com a escala de Likert e foram usados como apoio para o desenvolvimento de análise qualitativas. A fundamentação teórica abrange conceitos de práticas avaliativas (Haydt, 2000; Luckesi, 2013; Luckesi, 2021), debates acerca das limitações e possibilidades oferecidas a educadores pelas avaliações externas (Lück, 2009; Machado, 2012; Machado; Alavarse, 2014; Fontanive, 2013; Bauer; Alavarse; Oliveira, 2015; Cunha; Barbosa; Fernandes, 2015; Bauer, 2020; Sahium; Magalhães; Araújo, 2020) e considerações acerca de desempenho escolar e qualidade educacional (Demo, 1990; Freitas, 2005; Dourado; Oliveira; Santos, 2007; Dourado; Oliveira, 2009; Gadotti, 2010; Cury, 2014). Após a pesquisa de campo, verificou-se que os atores investigados, em parte, não possuem compreensão sólida acerca do processo de avaliação em educação; realizam apropriação e planejamentos de modo individualizado. Além disso, contatou-se problemas na comunicação interna; alto número de testes avaliativos; desmotivação de alunos e professores que tendem a diminuir a influência de suas ações. Para tanto, foi proposto um Plano de Ação Educacional baseado em ações gestoras que visam a criação de uma cultura de trabalho colaborativo e a promoção da integração entre avaliações internas e externas.
Abstract: This dissertation was developed as part of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research sought to understand how the appropriation and use of results from Simave – Systemic Learning Assessments and Public Basic Education System Evaluation Program (Proeb) – are conducted in a public school in Minas Gerais and how the management of these data influences pedagogical practices to support the promotion of educational quality. For this purpose, the objectives defined for this study were to describe and analyze the results provided by the external assessments that make up the annual Simave calendar (Proeb and Systemic Learning Assessments), in conjunction with the description and analysis of the practices related to pedagogical planning based on these data; investigate and analyze the perceptions and knowledge of the principal, vice principal, specialists in basic education, and teachers regarding different assessment practices and the use of data provided by Simave evaluations; and propose actions that contribute to improving the processes of appropriation and use of Simave assessment results at EECS, based on the analysis of the collected data. It was assumed that the appropriation of these data is carried out superficially, partially limiting the potential of these tools. The research employed a qualitative and quantitative approach. To describe the management case, a bibliographic review of official documents, meeting minutes, and Simave data was conducted, while field research involved collecting data through semi-structured interviews with principal, vice principal, specialists in basic education, and a sample of teachers, as well as questionnaires exclusively for teachers. The questionnaires were analyzed quantitatively using the Likert scale and supported the development of qualitative analyses. The theoretical framework included concepts of evaluative practices (Haydt, 2000; Luckesi, 2013; Luckesi, 2021), discussions on the limitations and possibilities offered to educators by external evaluations (Lück, 2009; Machado, 2012; Machado; Alavarse, 2014; Fontanive, 2013; Bauer; Alavarse; Oliveira, 2015; Cunha; Barbosa; Fernandes, 2015; Sahium; Magalhães; Araújo, 2020), and considerations on school performance and educational quality (Demo, 1990; Freitas, 2005; Dourado; Oliveira; Santos, 2007; Dourado; Oliveira, 2009; Gadotti, 2010; Cury, 2014). The field research revealed that the investigated actors, in part, lack a solid understanding of the educational evaluation process and tend to engage in individualistic appropriation and planning. Additionally, issues such as internal communication failures, an excessive number of tests, and the demotivation of students and teachers, who tend to undervalue the impact of their actions, were identified. Consequently, an Educational Action Plan was proposed, based on managerial actions aimed at fostering a culture of collaborative work and promoting the integration of internal and external assessments.
Keywords: Avaliações externas
Avaliações diagnósticas
Formativas e somativas
Apropriação de resultados
Simave
External evaluations
Diagnostic
Formative and summative assessments
Data appropriation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19009
Issue Date: 12-Mar-2025
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