Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18983
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valdeniarufatogomidesdutra.pdfPDF/A3.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A função do núcleo psicossocial educacional da rede municipal de educação de Ubá-MG na perspectiva das famílias dos alunos público-alvo da educação especial
Author: Dutra, Valdênia Rufato Gomides
First Advisor: Ribeiro, Patrícia Rafaela Otoni
Referee Member: Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima
Referee Member: Oliveira, Helena Rivelli de
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão pesquisado refere-se às ações implementadas na rede municipal de ensino de Ubá, direcionadas aos estudantes PAEE e diz respeito à garantia de direitos desses alunos, a partir da perspectiva de sua família. Para isso, analisou-se a função do Núcleo Psicossocial Educacional (NUPSE) na garantia de direitos do aluno PAEE a partir da ótica da família. Esse caso se propôs a responder à pergunta: o que as famílias de alunos PAEE esperam do NUPSE? Com o propósito de responder a esse questionamento, objetivou-se compreender de que forma as famílias dos alunos PAEE da rede municipal de Ubá recorrem ao NUPSE para a garantia de direitos do aluno PAEE. Tendo isso em vista, foram definidos como objetivos específicos deste estudo: (i) Descrever a atuação do NUPSE na garantia de direitos do aluno PAEE mediante as solicitações das famílias; (ii) Analisar a compreensão que essas famílias têm em relação às atribuições do NUPSE; (iii) Propor alternativas para melhor compreensão da função do NUPSE e atendimentos às famílias com mecanismos de gestão da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de educação de Ubá (MG). Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, empregando como instrumento de pesquisa um questionário, que foi aplicado aos familiares dos alunos PAEE. O referencial teórico deste estudo abarcou os estudos de Glat e Fernandes (2005) Jannuzzi (2012), Mantoan (2015), Mazzotta (2011), Pletsch (2010). Assim, o estudo possibilitou a elaboração de um Plano de Ação Educacional a ser aplicado no NUPSE-Ubá, com quatro eixos de intervenção. A pesquisa mostra que muitas famílias não compreendem as atribuições do NUPSE, além da lidarem com a falta de qualificação para profissionais ligados ao AEE. O que ainda esbarra na falta de recursos frente ao aumento da demanda por atendimento. Nisso, considerou-se importante o incremento de ações intersetoriais e a elaboração de um Plano de Ação Educacional que contemplasse campanhas informativas sobre o NUPSE e o CAEE, a qualificação de profissional com foco nas deficiências dos alunos e na educação inclusiva.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied refers to the actions implemented in the municipal education network of Ubá, directed to PAEE students and concerns the guarantee of rights of these students, from the perspective of their families. To this end, the role of the Educational Psychosocial Center (NUPSE) in guaranteeing the rights of PAEE students from the perspective of the family was analyzed. This case proposed to answer the question: what do families of PAEE students expect from NUPSE? In order to answer this question, the objective was to understand how families of PAEE students in the municipal network of Ubá (MG) resort to NUPSE to guarantee the rights of PAEE students. With this in mind, the specific objectives of this study were defined as: (i) Describing the role of NUPSE in guaranteeing the rights of PAEE students based on requests from families; (ii) Analyzing the understanding that these families have regarding the attributions of NUPSE; (iii) Proposing alternatives for a better understanding of the role of NUPSE and services to families with mechanisms for managing special education policies from the perspective of inclusive education in the municipal education network of Ubá (MG). We used a qualitative research approach, using a questionnaire as a research instrument, which was administered to the families of PAEE students. The theoretical framework of this study included the studies of Glat and Fernandes (2005), Jannuzzi (2012), Mantoan (2015), Mazzotta (2011), and Pletsch (2010). Thus, the study made it possible to develop an Educational Action Plan to be applied at NUPSE-Ubá (MG), with four intervention axes. The research shows that many families do not understand the responsibilities of NUPSE, in addition to dealing with the lack of qualifications for professionals involved in AEE. This is further hindered by the lack of resources in view of the increased demand for services. In this regard, it was considered important to increase intersectoral actions and to develop an Educational Action Plan that would include information campaigns about NUPSE and CAEE, the qualification of professionals focused on students' disabilities and inclusive education.
Keywords: Família
Educação especial na perspectiva inclusiva
Atendimento educacional especializado
NUPSE
Ubá
Family
Special education from an inclusive perspective
Specialized educational assistance
Ubá - MG
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18983
Issue Date: 4-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons