Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18980
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariajuliamurydaveigacabralcampos.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A implementação e discussão de metodologias ativas nos cursos de licenciatura da universidade federal de juiz de fora
Autor(es): Campos, Maria Júlia Mury da Veiga Cabral
Orientador: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Miembros Examinadores: Sauma, Janderson Alves
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a presença e abordagem das Metodologias Ativas de Aprendizagem na formação de professores da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para cumprir este objetivo foram utilizados dois métodos qualitativos, o primeiro foi a análise bibliográfica dos artigos referente ao tema e sobre as técnicas associadas à elas e o segundo foi análise documental do Projeto Pedagógico Institucional atualizado em 2018 e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas de Juiz de Fora aprovados até início de dezembro. A partir das informações obtidas foi identificado que, com exceção do curso de Física, o tema não é muito abordado nas salas de aula da faculdade. Ademais, o termo não consta no Projeto Pedagógico Institucional e não aparece em alguns dos Projetos Pedagógicos dos Cursos
Resumen : The present academic work aims to identify and analyze the presence and approach of Active Learning Methodologies in teacher training at the Universidade Federal de Juiz de Fora. To achieve this objective two methods were used, the first was the bibliographic analysis of articles referring to the topic and the techniques associated with them, and the second was the documentary analysis of the Institutional Pedagogical Project updated in 2018 and the Pedagogical Projects of the Licentiate Degree Courses of Juiz de Fora approved by the beginning of December. According to the information obtained, it was discovered that, except for the Physics course, the topic is not covered much in college classrooms. Furthermore, the term does not appear in the Institutional Pedagogical Project and does not appear in some of the Pedagogical Projects of the Courses
Palabras clave : metodologias ativas
universidade federal de Juiz de Fora
projeto pedagógico institucional
projeto pedagógico dos cursos de licenciatura
active learning methodologies
universidade federal de Juiz de Fora
institutional pedagogical project
Pedagogical projects of the licentiate degree courses
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18980
Fecha de publicación : 18-sep-2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons