https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18978
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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lucasgarciaribeirosilva.pdf | PDF/A | 1.54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reuso de contêiners na construção civil: desafios na análise do comportamento mecânico via método dos elementos finitos e método das faixas finitas |
Autor(es): | Silva, Lucas Garcia Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Branquinho, Maria Ávila |
Membro da banca: | Maia, Wanderson Fernando |
Membro da banca: | Toledo, Eduardo Guilherme Delgado |
Resumo: | Os contêineres marítimos possuem grande potencial de reutilização na Construção Civil, contribuindo para a sustentabilidade e para a extensão da vida útil desses produtos. No entanto, para viabilizar seu uso seguro e eficiente, é essencial compreender seu comportamento estrutural de acordo com as normas regulamentadoras da Construção Civil brasileira. Nesse sentido, este estudo visa, por meio de análises numéricas, avaliar o comportamento mecânico dessas estruturas em relação às cargas e aos seus modos de falha, a fim de contribuir para a previsão de seu desempenho mecânico por meio das normas brasileiras. Neste estudo, um contêiner de transporte conforme a norma ISO 668 de 20 pés foi avaliado utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF) no software ABAQUS e o Método das Faixas Finitas (MFF) no software CUFSM (Unconstrained Finite Strip Method). Devido à ausência de normas brasileiras específicas para o projeto e avaliação estrutural de contêineres reutilizados, a previsão normativa é realizada com base no Método de Resistência Direta (MRD), de acordo com a ABNT NBR 14762:2010. Ao final do estudo, os valores numéricos obtidos são comparados com os critérios normativos para avaliar a sua aplicabilidade na análise estrutural de contêineres reutilizados. Os resultados desta pesquisa contribuem para o desenvolvimento de diretrizes técnicas que auxiliam Engenheiros e Projetistas na adoção segura e eficiente desses elementos na construção civil. |
Abstract: | Shipping containers have great potential for reuse in civil construction, contributing to sustainability and extending the service life of these products. However, to enable their safe and efficient use, it is essential to understand their structural behavior according to Brazilian civil construction standard regulations. In this sense, this study presents numerical analyses to evaluate the mechanical behavior of these structures in terms of loading and failure modes as well as their prediction of mechanical behavior through Brazilian standard regulations. In this study, a shipping container following the ISO 668 Standard 20’ was evaluated using the finite element method in the ABAQUS software and the finite strip method in the Unconstrained Finite Strip Method (CUFSM) software. Due to the lack of specific Brazilian standards for the design and structural assessment of reused containers, the normative prevision is performed based on the Direct Resistance Method (DRM), according to the ABNT NBR 14762 standard. At the end of the study, the numerical values obtained are compared with the normative criteria to evaluate the applicability of Brazilian standards in the structural analysis of reused containers. The resultsof this research contribute to the development of technical guidelines that assist engineers and designers in the safe and efficient adoption of these elements in civil construction. |
Palavras-chave: | Contêiner Reutilização Método dos elementos finitos Método das faixas finitas Método da resistencia direta Containers Reuse Finite strip method Finite element method Direct resistance method |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18978 |
Data do documento: | 17-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil - TCC Graduação |
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