Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18967
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wesleyhenriqueavemediofilgueiras.pdfPDF/A2.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
wesleyhenriqueavemediofilgueiras - produto educacional.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira, Daniela da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740974139295551pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715366042635047pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Claudio Márcio do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3999334958306911pt_BR
dc.creatorFilgueiras, Wesley Henrique Avemédio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9174534811841141pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T13:58:36Z-
dc.date.available2025-06-24-
dc.date.available2025-06-25T13:58:36Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18967-
dc.description.abstractThis interventionist study aims to contribute to research on the slam discourse genre as a multiliterate practice, enabling students to critically position themselves in various communicative situations and to gain protagonism in their language practices, thus fostering a more effective learning experience in Portuguese. The research project activities were carried out through lessons conducted in a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, with ninth-grade students from Fundamental II education. The methodology that guided this study was Thiollent’s (1986) action research, which sought an active engagement from both researchers and participants in addressing the identified issues, rather than merely collecting data. The research was supported by scholars in the fields of education and social semiotics (Hodge & Kress,1988; Pimenta, 2001); multimodality (Kersch, Coscarelli, Cani, 2016; Kress & van Leeuwen, 2006; Vieira & Silvestre, 2015); visual design grammar (Almeida, 2006; Kress & van Leeuwen, 2000; Novelino, 2006); and discourse and social literacies (Rojo & Moura, 2012; Gualberto, Pimenta & Santos, 2018; Kleiman & Sito, 2016; Street, 2014). The research results indicate that slam poetry not only enhanced students' linguistic and communicative skills but also proved to be an instrument for social and pedagogical transformation. By engaging with sensitive and relevant topics, students found in slam a legitimate space to express their experiences, concerns, and demands, expanding their discursive repertoire and strengthening their identity as individuals. Thus, this study reinforces the importance of multiliterate pedagogical practices that prioritize multimodal discourse genres, promoting a more meaningful education aligned with students’ realities and needs.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de caráter interventivo, propõe investigar o gênero discursivo slam poético como uma prática multiletrada capaz de favorecer o posicionamento crítico dos alunos diante situações comunicativas diversas, proporcionando um trabalho com Língua Portuguesa em que os aspectos da multimodalidade sejam abordados de forma mais consciente. As atividades do projeto de pesquisa foram realizadas por meio de aulas desenvolvidas em uma escola estadual na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, com adolescentes do nono ano do ensino Fundamental II. A metodologia que norteou esse trabalho foi a pesquisa-ação de Thiollent (1986), a qual buscou um posicionamento ativo tanto dos pesquisadores quanto dos participantes diante dos problemas encontrados, não se limitando à mera coleta de dados. A pesquisa contou com respaldo teórico de estudiosos da educação, da semiótica social há contribuições de Hodge e Kress (1988); Pimenta (2001); da multimodalidade, Kersch, Coscarelli, Cani (2016), Kress e van Leeuwen (2006), Vieira e Silvestre (2015); da gramática do design visual, Almeida (2006), Kress e van Leeuwen (2000) e Novelino (2006); do discurso e dos letramentos sociais, Rojo e Moura (2012); Gualberto; Pimenta; Santos (2018); Kleiman e Sito (2016) e Street (2014). Os resultados da pesquisa apontam que o slam poético não apenas aprimorou as habilidades linguísticas e comunicativas dos alunos, mas também se mostrou um instrumento de transformação social e pedagógica. Ao trabalharem com temas sensíveis e pertinentes, os alunos encontraram no slam um espaço legítimo para expressar suas vivências, inquietações e reivindicações, ampliando seu repertório discursivo e fortalecendo sua identidade enquanto ser humano. Dessa forma, este estudo reforça a importância de práticas pedagógicas multiletradas que priorizem gêneros discursivos multimodais, promovendo uma educação mais produtiva e alinhada às realidades e demandas dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSlam poéticopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas multiletradaspt_BR
dc.subjectGêneros discursivos multimodaispt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSlam poetrypt_BR
dc.subjectMultiliterate pedagogical practicespt_BR
dc.subjectMultimodal discourse genrespt_BR
dc.subjectSocial transformationpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO gênero multimodal slam poético nas práticas letradas de ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons