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Type: Tese
Title: As festas republicanas em Sergipe: significados, usos e morfologia (1890-1930)
Author: Silva, Degenal de Jesus da
First Advisor: Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro
Referee Member: Christofoletti, Rodrigo
Referee Member: Jesus, Ronaldo Pereira de
Referee Member: Marcelino, Douglas Attila
Referee Member: Santos, Magno Francisco de Jesus
Resumo: A pesquisa investiga as complexas dinâmicas de inserção de operários, comerciários e grupos étnicos — aqui denominados como grupos simbolicamente invisíveis — nas comemorações cívicas da Primeira República. Essa invisibilidade simbólica decorria de um processo de apagamento que ia desde a negação de suas qualidades morais até a omissão de suas reivindicações políticas e culturais. Dentre suas principais demandas, destacava-se o direito de participar da cosmogonia simbólica das celebrações republicanas, ou seja, de serem incluídos nos rituais que definiam a identidade nacional e os valores cívicos do regime. Esses grupos buscavam, sobretudo, o reconhecimento como “filhos da pátria”, uma condição que lhes era sistematicamente negada pelas elites dominantes. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi compreender como os detentores do poder político e econômico estabeleciam estratégias. Eles as justificavam com base em uma lógica que lhes era própria, refletindo seus interesses e visões de mundo. Desse modo, ao excluí-los das comemorações cívicas, não apenas se reforçava a marginalização social desses grupos, mas também se os privava de um espaço essencial para a construção da cidadania e a afirmação identitária. O marco temporal do estudo inicia-se com a primeira comemoração da Proclamação da República, em 1890, em Aracaju, Sergipe, sob o Decreto n.º 155-B, de 14 de janeiro de 1890. Este regulamento não apenas instituiu as celebrações cívicas, mas também estabeleceu um ritual simbólico que buscava consolidar os valores republicanos e a identidade nacional. O recorte temporal se encerra em 1930, ano em que ocorreu a última solenidade oficial antes que o decreto de 1890 fosse revogado. Esse período de quatro décadas permite analisar as transformações e continuidades nas práticas cívicas, desde a euforia inicial da República até as tensões que antecederam a Revolução de 1930. Ao longo desse intervalo, as festas cívicas serviram como um espaço de disputa simbólica, no qual diferentes grupos sociais e instituições buscaram afirmar sua presença e reivindicar seu lugar no projeto nacional. Para essa análise, utilizaram-se diversas fontes, como jornais, revistas, decretos, crônicas, romances e imagens, com destaque para os textos literários, que exigiam maior cuidado na análise. O embasamento teórico incluiu a concepção de cultura, de Clifford Geertz; as práticas e representações, de Roger Chartier; e o conceito de comunidades imaginadas, de Benedict Anderson.
Abstract: The research investigates the complex dynamics of the inclusion of workers, shopkeepers, and ethnic groups—here referred to as symbolically invisible groups—in the civic celebrations of the First Republic. This symbolic invisibility stemmed from an erasure process that ranged from the denial of their moral qualities to the omission of their political and cultural demands. Among their main demands was the right to participate in the symbolic cosmogony of republican celebrations, that is, to be included in the rituals that defined national identity and the civic values of the regime. These groups sought, above all, recognition as “children of the fatherland,” a status systematically denied to them by the ruling elites. Given this context, the objective of this study was to understand how those in political and economic power established strategies that they justified based on a logic of their own, reflecting their interests and worldviews. Thus, by excluding these groups from civic celebrations, not only was their social marginalization reinforced, but they were also deprived of an essential space for citizenshipbuilding and identity affirmation. The study’s timeframe begins with the first celebration of the Proclamation of the Republic in 1890 in Aracaju, Sergipe, under Decree No. 155-B, dated January 14, 1890. This regulation not only instituted civic celebrations but also established a symbolic ritual aimed at consolidating republican values and national identity. The period of analysis concludes in 1930, the year of the last official ceremony before the 1890 decree was revoked. This four-decade span allows for an examination of the transformations and continuities in civic practices, from the initial euphoria of the Republic to the tensions that preceded the 1930 Revolution. Throughout this period, civic celebrations served as a space of symbolic dispute, in which different social groups and institutions sought to assert their presence and claim their place in the national project. For this analysis, various sources were used, including newspapers, magazines, decrees, chronicles, novels, and images, with particular attention given to literary texts, which required greater analytical care. The theoretical foundation included Clifford Geertz’s conception of culture, Roger Chartier’s notions of practices and representations, and Benedict Anderson’s concept of imagined communities.
Keywords: Grupos invisíveis
Festas cívicas
Primeira República
Trabalhadores
Invisible groups
Civic festivals
First Republic
Workers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18965
Issue Date: 4-Apr-2025
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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