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Type: Dissertação
Title: Uso de jogo didático selecionado pelos discentes como metodologia ativa para o ensino de ecologia no ensino médio
Author: Caxangá, Marlene Dias de Oliveira
First Advisor: Antunes, João Eustáquio
Referee Member: Silva, Maísa
Referee Member: Cabral, Layla Dutra Marinho
Resumo: A educação no Brasil enfrenta desafios complexos, como a desigualdade no acesso à educação de qualidade, lacunas na formação docente, evasão escolar e defasagens de aprendizagem intensificadas pela pandemia da covid-19. Nesse contexto, torna-se essencial implementar metodologias acessíveis e inclusivas que promovam um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e significativo. O presente estudo teve como objetivo promover o aprendizado de ecologia por meio de uma sequência didática investigativa, utilizando metodologias ativas como roda de conversa, pesquisa sobre jogos didáticos de ecologia e aplicação de um jogo didático escolhido pelos discentes. Esta sequência didática foi executada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, tendo a duração de sete aulas, e se iniciou com uma roda de conversa sobre Ecologia e a aplicação de um questionário Pré-teste. Em seguida, os discentes participantes deste estudo realizaram uma pesquisa sobre jogos didáticos relacionados à ecologia, mediante uma lista de jogos previamente elaborada pela docente, por meio da qual foi selecionado um jogo, apresentado posteriormente aos demais discentes da sala. Durante a pesquisa e apresentação, os alunos argumentaram sobre o tema e defenderam seus pontos de vista, demonstrando conhecimento e habilidades adquiridas com as atividades. Após as apresentações, houve uma votação entre os discentes para escolha do jogo para ser executado neste estudo. Após ser escolhido, posteriormente foi aplicado o jogo ‘Percorrendo a Cadeia Alimentar’. Para avaliar o aprendizado dos discentes após o jogo, foi aplicado um Pósteste de conhecimento, além de um questionário a respeito da percepção dos mesmos sobre a sequência didática com jogo. Em seguida, foi realizada uma análise estatística para comparação do número de acerto dos alunos nos questionários aplicados antes e após a sequência didática, a qual indicou diferença significativa (p-valor=0,0002). Desse modo, pode-se dizer que o aprendizado dos alunos desta turma foi superior após a sequência didática, confirmando a percepção da docente de que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos discentes. Foi possível concluir que a execução desta sequência didática com uso de um jogo didático como potencializador para o aprendizado em ecologia promoveu maior motivação nos discentes, capacidade de argumentação e socialização. Espera-se, portanto, que a execução deste estudo possa contribuir como um modelo de metodologia ativa para melhorar o ensino de Biologia.
Abstract: Education in Brazil faces complex challenges, such as inequality in access to quality education, gaps in teacher training, school dropout, and learning deficits exacerbated by the covid-19 pandemic. In this context, it becomes essential to implement accessible and inclusive methodologies that foster a more dynamic and meaningful learning environment. This study aimed to promote the learning of ecology through an investigative teaching sequence, using active methodologies such as discussion circles, research on educational ecology games, and the implementation of a game selected by the students. The sequence was carried out with a 1st-year high school class over seven lessons, beginning with a discussion on ecology and the administration of a pre-test questionnaire. Subsequently, the students conducted research on educational games related to ecology, based on a pre-prepared list provided by the teacher. One game was selected and presented to the rest of the class. During the research and presentations, students discussed the topic and defended their points of view, demonstrating knowledge and skills acquired through the activities. After the presentations, the students voted to choose the game to be implemented in this study. The chosen game, Exploring the Food Chain, was then carried out. To assess student learning after the game, a post-test questionnaire was administered, along with a survey regarding their perceptions of the teaching sequence involving the game. A statistical analysis was conducted to compare the number of correct answers in the pre- and post-tests, which revealed a significant difference (p-value = 0.0002). Therefore, it can be stated that student learning improved after the teaching sequence, confirming the teacher's perception that the game contributed to the students' learning. It was concluded that implementing this didactic sequence using an educational game as a learning enhancer in ecology fostered greater student motivation, argumentative skills, and socialization. It is hoped that this study may serve as a model of active methodology to enhance Biology education.
Keywords: Ensino de biologia
Metodologias ativas
Jogos didáticos
Ecologia
Biology teaching
Active methodologies
Educational games
Ecology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18963
Issue Date: 21-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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