https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18955
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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gustavoaraujodecarvalho.pdf | PDF/A | 2.14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios na apropriação e melhoria dos resultados das avaliações externas em uma escola estadual no município de Lassance - Minas Gerais |
Autor(es): | Carvalho, Gustavo Araújo de |
Primeiro Orientador: | Afonso, Andréia Francisco |
Membro da banca: | Santos, Gisele Barbosa dos |
Membro da banca: | Vieira, Cleomar Maciel de Araújo |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa buscou discutir os obstáculos enfrentados na apropriação dos resultados dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática provenientes das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Simave/Proeb) no período de 2018 a 2023, em uma escola estadual que atende ao Ensino Fundamental – Anos Finais e ao Ensino Médio. O intuito foi promover o uso adequado dos resultados das avaliações externas, bem como dos dados e indicadores, com o propósito de aprimorar o desempenho dos estudantes. Foi estabelecida a seguinte questão norteadora: “Como a gestão escolar pode incentivar a apropriação e o uso adequado dos resultados das avaliações externas pela comunidade escolar?”. Nessa perspectiva, foram definidos os objetivos específicos: (1) apresentar como a escola tem utilizado os dados provenientes dos sistemas de avaliação externa; (2) analisar o que pode ser aprimorado e como pode ser efetivamente utilizado o planejamento pedagógico coletivo – Módulo II; e (3) propor ações efetivas para análise, apropriação e divulgação dos resultados da escola nas reuniões pedagógicas coletivas. Dessa forma, optou-se pela metodologia qualitativa e, como instrumento de coleta dos dados, foi realizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores e supervisores pedagógicos. Para o embasamento teórico dos temas “apropriação de resultados”, “gestão escolar” e “formação continuada de professores”, buscou-se estabelecer uma conexão entre o problema da pesquisa (caso de gestão) e a teoria sob a perspectiva dos autores Paul e Barbosa (2008), Werle (2011), Bonamino e Sousa (2012), Machado (2012), Gimenes et al. (2013), entre outros. A análise dos dados foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, na qual optou-se pela análise por eixos, corroborada pela realização de entrevistas. Por fim, o Plano de Ação Educacional (PAE) proposto emergiu dos achados da pesquisa de campo, considerando as principais contraposições e convergências sobre o entendimento das avaliações externas, bem como a apropriação e a análise dos resultados obtidos pelos estudantes. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment of the Center for Public Policies and Education Assessment, of the Federal University of Juiz de Fora. The research sought to discuss the obstacles in the appropriation of the results in the curricular components of Portuguese Language and Mathematics of the assessments of the Minas Gerais System of Assessment and Equity of Public Education/Basic Education Public Network Assessment Program (Simave/Proeb) between the years 2018 to 2023 in a State Elementary School of Final Years and High School, for the appropriate use of the results of external assessments, data/indicators and consequently, improve student performance. The following guiding question was established: How can school management encourage the appropriation and appropriate use of external assessment results by the school community? From this perspective, the following specific objectives were defined: (1) to present how the school has used data from external assessment systems; (2) to analyze what can be improved and how collective pedagogical planning can be effectively used - Module II; (3) to propose effective actions for the analysis, appropriation and dissemination of the school's results in collective pedagogical meetings. To this end, the qualitative methodology was chosen and the application of semi-structured interviews with teachers and pedagogical supervisors as the data collection instrument. To provide the theoretical basis for the themes – appropriation of results, school management and continuing education for teachers – we sought to establish a connection between the research problem (management case) and the theory from the perspective of the authors: Paul and Barbosa (2008), Werle (2011), Bonamino and Sousa (2012), Machado (2012), Gimenes et al. (2013), among others. Data analysis is conducted using a qualitative methodology, through which we opted for analysis by axes, which was corroborated by interviews with teachers and pedagogical supervisors. Finally, the proposed Educational Action Plan (PAE) emerged from the findings of the field research, based on the main contrasts and convergences between knowledge about external assessments, how appropriation and analysis occur and the results of their students. |
Palavras-chave: | Avaliações externas Gestão escolar Apropriação de resultados Formação continuada External assessments School management Appropriation of results Continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18955 |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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