https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18953
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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tathianearrudaalves.pdf | PDF/A | 3.42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | As tecnologias de informação e comunicação: um olhar para a formação continuada dos docentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Alves, Tathiane Arruda |
Orientador: | Scortegagna, Liamara |
Miembros Examinadores: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Miembros Examinadores: | Lima, Carla da Conceição |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aborda a relevância da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O estudo investiga, no contexto da Escola Vale do Saber (nome fictício), em Juiz de Fora (MG), os entraves que dificultam a implementação de formações focadas nas TIC e busca compreender o impacto das políticas públicas de formação continuada entre 2014 e 2024. O trabalho tem como objetivo geral analisar o impacto dessas políticas na integração das TIC ao processo de ensino-aprendizagem, enquanto seus objetivos específicos incluem a descrição das políticas públicas existentes, a análise dos desafios enfrentados por professores e gestores, e a proposição de ações estratégicas para aprimorar o uso das TIC na instituição. A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas, questionários e análise documental como instrumentos principais. Os resultados destacaram avanços nas políticas públicas para o uso das TIC, mas também evidenciaram lacunas significativas em sua implementação, como a subutilização dos equipamentos tecnológicos e a carência de formação continuada para os educadores. Como resposta a esses desafios, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), alinhado à BNCC Computação, para fomentar a cultura digital na escola, com três propostas: Ação 1: Estratégias de Integração e mobilização das TIC nos Anos Iniciais na Escola Vale do Saber; Ação 2: Plano de Formação para o Uso Eficiente de Equipamentos e Plataformas Digitais; Ação 3: Estratégias e Monitoramento para a Construção de uma Cultura Digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Vale do Saber. As conclusões reforçam a necessidade de uma gestão escolar comprometida e de professores engajados na busca por práticas pedagógicas que integrem de forma eficaz as TIC, reconhecendo o impacto positivo dessas tecnologias na promoção de uma educação mais significativa e transformadora. |
Resumen : | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), addresses the relevance of continuing education for early years elementary school teachers in the use of Information and Communication Technologies (ICT). The study investigates, in the context of the Vale do Saber School (a fictitious name), located in Juiz de Fora (MG), the barriers that hinder the implementation of ICT-focused training programs and seeks to understand the impact of public continuing education policies between 2014 and 2024. The main objective of this work is to analyze the impact of these policies on the integration of ICT into the teaching and learning process. Its specific objectives include describing existing public policies, analyzing the challenges faced by teachers and school managers, and proposing strategic actions to enhance the use of ICT within the institution. This qualitative research employed interviews, questionnaires, and document analysis as its primary instruments. The results highlighted progress in public policies promoting the use of ICT but also revealed significant implementation gaps, such as the underuse of technological equipment and a lack of ongoing teacher training. In response to these challenges, an Educational Action Plan (PAE) was developed, aligned with the BNCC for Computing, to foster a digital culture in the school through three proposals: Action 1: Strategies for the Integration and Mobilization of ICT in the Early Years at Vale do Saber School; Action 2: Training Plan for the Efficient Use of Equipment and Digital Platforms; Action 3: Strategies and Monitoring for Building a Digital Culture in the Early Years of Elementary Education at Vale do Saber School. The conclusions reinforce the need for committed school leadership and engaged teachers in the pursuit of pedagogical practices that effectively integrate ICT, recognizing the positive impact of these technologies in promoting a more meaningful and transformative education. |
Palabras clave : | Tecnologia da informação e comunicação (TIC) Políticas públicas em educação Formação continuada docente Anos iniciais do ensino fundamental Information and communication technology (ICT) Public policies in education Continuing teacher education Early years of elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18953 |
Fecha de publicación : | 10-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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