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Type: Dissertação
Title: Radicalmente cristão: doença, cura e a tarefa de tornar-se si-mesmo nos escritos kierkegaardianos de 1849
Author: Mannarino, Victor De Souza
First Advisor: Roos, Jonas
Referee Member: Gross, Eduardo
Referee Member: Silva, Gabriel Ferreira da
Resumo: Kierkegaard tentou trazer à superfície elementos do cristianismo que considerava estarem sendo perdidos em sua época. Nesse sentido, ele é um autor radicalmente cristão. Podemos buscar outros significados possíveis para esse termo e isso é feito na dissertação através da análise do projeto existencial de Kierkegaard. Para esse propósito o ano de 1849 ganha destaque pois é um período em que o autor enfatiza a escrita religiosa. A analogia com a medicina que atravessa a obra A Doença para a Morte permite articular esse texto com vários outros escritos de Kierkegaard, tanto pseudônimos quanto edificantes. O desespero representa a doença do espírito e a fé representa a cura. Tornar-se si-mesmo é visto como a meta da existência. O pecado é o desespero diante de Deus. O cristianismo mostra ao ser humano que o diagnóstico e cura para a doença do espírito somente se fazem por uma revelação, através do paradoxo de Cristo. O pensamento especulativo é capaz de chegar somente até o paradoxo, a atitude da fé vai além da mera racionalidade, envolve um duplo-movimento na existência. Articulado à fé está o amor que pode ser visto como o próprio fundamento. A existência cristã pode ser concebida como uma tarefa composta por dádiva e exigência. Com o exposto tenta-se evidenciar que a noção de cristianismo considerada por Kierkegaard se faz relevante, sendo capaz de dialogar com diversos campos de estudo e trazer ricas reflexões para nossa época
Abstract: Kierkegaard tried to bring to the surface elements of Christianity that he considered were being lost in his time. In this sense, he is a radically Christian author. We can look for other possible meanings for this term and this is done in the dissertation through the analysis of Kierkegaard's existential project. For this purpose, the year 1849 stands out as it is a period in which the author emphasizes religious writing. The analogy with medicine that runs through the work The Sickness unto Death allows this text to be articulated with several other writings by Kierkegaard, both pseudonymous and edifying. Despair represents the disease of the spirit and faith represents healing. Becoming self is seen as the goal of existence. Sin is despair before God. Christianity shows human beings that the diagnosis and cure for spiritual disease can only be achieved through revelation, through the paradox of Christ. Speculative thinking is only capable of reaching paradox, the attitude of faith goes beyond mere rationality, it involves a double movement in existence. Articulated to faith is love, which can be seen as the foundation itself. Christian existence can be conceived as a task composed of gift and exigency. With the above, we try to demonstrate that the notion of Christianity considered by Kierkegaard is relevant, being able to dialogue with different fields of study and bring rich reflections to our time.
Keywords: Kierkegaard
Cristianismo
Existência
Saúde
Doença
Tarefa
Christianity
Existence
Health
Disease
Task
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18947
Issue Date: 20-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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