Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18917
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agatajessicaavelardeoliveira.pdfPDF/A3.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Como a multimodalidade constrói sentidos no álbum roteiro pra Aïnouz, vol. 2: da capo al fine
Author: Oliveira, Ágata Jéssica Avelar de
First Advisor: Weiss, Denise Barros
Referee Member: Olivera, Edmon Neto de
Referee Member: Cerdeira, Phelipe de Lima
Referee Member: Teixeira, Pedro Bustamante
Referee Member: Holanda, Yomarley Lopes
Resumo: A presente tese tem como foco a observação de como a multimodalidade constrói sentidos em um álbum de rap. O álbum escolhido para análise foi Roteiro para Aïnouz, Vol. 2, do rapper Don L. Lançado em 2021, o álbum é composto por dezessete faixas. Há também um videoclipe para cada faixa do álbum, o que considerei em minha análise. A proposta do álbum é ressignificar a história do Brasil em um disco que mescla guerrilha e poesia, resgatando o passado do país e mesclando-o ao seu presente, a fim de evitar a repetição de estruturas históricas de opressão. Para guiar a análise, a fundamentação teórica parte dos pressupostos da Semiótica Social como proposta por Halliday (1978, 2004), Kress (2010) Kress e van Leeuwen (2006) e van Leeuwen (2005). Essa escolha se dá porque o rap, além de ser expressão musical, também é uma prática social enraizada em questões sociais, políticas e comunitárias. Considerando que a Semiótica Social entende os significados como prática social, todos os elementos foram considerados: letra, batidas, efeitos sonoros, samples e imagens (como a capa do disco), pois tudo é constitutivo da identidade e dos significados encontrados no álbum. A multimodalidade, portanto, é um aspecto central da análise proposta, já que, segundo Kress (2010) ela é o estado normal da comunicação humana. Para a análise dos aspectos linguísticos, foram observadas as metafunções da linguagem, como proposto por Halliday (1978). Foi considerada especificamente a metafunção ideacional e seus processos materiais, mentais e relacionais, bem como elementos de coesão referencial e coesão lexical – já que tais usos e escolhas podem revelar posicionamentos do autor (Gonçalves, 2000). Foram analisados elementos do ritmo, da melodia, dos efeitos sonoros e da performance (Frith, 1996; DeNora, 2004) e sua contribuição para a construção de sentidos. A fim de analisar visualmente o álbum escolhido, trago imagens retiradas dos videoclipes de cada uma das músicas do álbum, para que se faça os paralelos interpretativos e multimodais entre letra, melodia e imagem. Por fim, faço uma análise sistemática da capa do álbum com base na Gramática do Design Visual, de acordo com Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006). A análise revela um álbum profundamente enraizado em um processo de ressignificação histórica, evidenciando tanto ações concretas de resistência quanto reflexões introspectivas. Isso é feito tanto linguisticamente, como observado através dos processos materiais, mentais e relacionais, quanto melodicamente e visualmente. A construção de sentido em Roteiro pra Aïnouz, Vol. 2, portanto, transcende a música, posicionando o rap como um potente agente cultural e social.
Abstract: The present thesis focuses on examining how multimodality constructs meaning in a rap album. The album chosen for analysis was Roteiro para Aïnouz, Vol. 2, by rapper Don L. Released in 2021, the album consists of seventeen tracks. There is also a video clip for each track on the album, which I considered in my analysis. The album’s purpose is to resignify the history of Brazil in a record that blends guerrilla resistance and poetry, revisiting the country’s past and intertwining it with its present to prevent the repetition of historical structures of oppression. To guide the analysis, the theoretical framework is based on the principles of Social Semiotics as proposed by Halliday (1978, 2004), Kress (2010), Kress and van Leeuwen (2006), and van Leeuwen (2005). This choice is made because rap, in addition to being a musical expression, is also a social practice deeply rooted in social, political, and community issues. Since Social Semiotics views meanings as social practices, all elements were considered: lyrics, beats, sound effects, samples, and images (such as the album cover), as all contribute to the identity and meanings conveyed in the album. Multimodality is thus a central aspect of the proposed analysis, as Kress (2010) states that it is the normal state of human communication. To analyze linguistic aspects, the language metafunctions as proposed by Halliday (1978) were observed. Specifically, the ideational metafunction and its material, mental, and relational processes were examined, along with elements of referential and lexical cohesion, as these uses and choices can reveal the author’s stance (Gonçalves, 2000). Elements of rhythm, melody, sound effects, and performance were analyzed (Frith, 1996; DeNora, 2004) and their contribution to meaningmaking was assessed. To visually analyze the chosen album, I present images taken from the video clips of each of the album's songs, to draw interpretive and multimodal parallels between lyrics, melody, and image. Finally, I conduct a systematic analysis of the album cover based on “The Grammar of Visual Design” according to Gunther Kress and Theo van Leeuwen (2006). The analysis reveals an album deeply rooted in a process of historical reinterpretation, highlighting both concrete actions of resistance and introspective reflections. This is achieved linguistically, as seen through material, mental, and relational processes, as well as melodically and visually. The meaning construction in Roteiro pra Aïnouz, Vol. 2 thus transcends music, positioning rap as a powerful cultural and social agent.
Keywords: Multimodalidade
Rap
Roteiro pra Aïnouz
Vol. 2
Don L
Semiótica social
Multimodality
Social semiotics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18917
Issue Date: 31-Mar-2025
Appears in Collections:Doutorado em Linguística (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons