Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18892
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
niveadefatimasilveirabatista.pdfPDF/A26.7 MBAdobe PDFView/Open
niveadefatimasilveirabatista - produto educacional.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Botelho, Patrícia Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6485393516879024pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Natalino da Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8958870038386049pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223817916615539pt_BR
dc.creatorBatista, Nívea de Fátima Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T15:21:36Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-09T15:21:36Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18892-
dc.description.abstractThis work aims to promote the literary reading of the work O caçador cibernético da Rua 13 by the Brazilian author Fábio Kabral, an exponent of Afrofuturist literature in our country. This thesis allows a reading in which Afro-descendant people are the protagonists and seeks to highlight African culture seeking to deconstruct social stereotypes. In this sense, the research intends to analyze Afrofuturism from black protagonism perspective as well as the relevance of space and time as constructors of the process of understanding literary reading, with the aim of expanding cultural repertoire and critical thinking of students from the 8th year of an elementary school in Juiz de Fora, Minas Gerais. The teaching of literature has for years excluded the vision of black people in relation to the African diaspora and its relevance in colonization. Thus, one aims to rescue the values of African culture, thinking about building a future in which racism is not perceived as something natural in our society, giving young readers an opportunity to rethink actions that come from limited knowledge about Afrodescendant culture. It is important to enhance that the work is anchored in Thiollent’s (2011) “action research” conception, in the conception of literary literacy conceived by Cosson (2021) and by Paulino and Cosson (2023). The intended activities make use of the expanded sequence proposed by Cosson (2021), the function cards presented by Daniels (2002) and adapted by Cosson (2021), and Coscarelli's (1997) protocol reading postulates. One believes that an investment in such research can make students more critical in relation to our society as well as lead them to the habit of reading literature as a movement to build learning.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade promover a leitura literária da obra O caçador cibernético da Rua 13 do autor brasileiro Fábio Kabral, expoente da literatura afrofuturista em nosso país. Essa obra possibilita uma leitura em que o povo afrodescendente seja protagonista e procura destacar a cultura africana, buscando desconstruir estereótipos sociais. Nesse sentido, a pesquisa pretende analisar, junto aos discentes do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, o Afrofuturismo pela perspectiva do protagonismo negro bem como a relevância do espaço e do tempo como construtores do processo de compreensão da leitura literária, com o intento de ampliar o repertório cultural e estimulando o pensamento crítico. O ensino da literatura exclui há anos a visão do negro diante da diáspora africana e de sua relevância na colonização. Assim, objetivamos resgatar os valores da cultura africana pensando na construção de um futuro em que o racismo não seja apreendido como algo natural em nossa sociedade, dando ao jovem leitor uma oportunidade de repensar ações que são provenientes de conhecimentos limitados acerca da cultura afrodescendente. Para tanto, o trabalho está ancorado no conceito de pesquisa-ação de Thiollent (2011), na conceção de letramento literário proposto por Cosson (2021) e Paulino e Cosson (2023). As atividades propostas fazem uso da sequência expandida proposta por Cosson (2021), dos cartões de função apresentados por Daniels (2002) e adaptados por Cosson (2021) dos postulados de leitura protocolada de Coscarelli (1997). Acreditamos que um investimento em tal pesquisa possa contribuir para proporcionar aos discentes um pensamento crítico frente a aspectos tão caros à nossa sociedade e conduzi-los ao hábito da leitura literária como movimento de construção de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSequência expandidapt_BR
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectFábio Kabralpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectExpanded sequencept_BR
dc.subjectAfrofuturismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO protagonismo negro em O caçador cibernético da rua 13: uma proposta de leitura para o ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons