https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18879
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brunoreggianiarantes.pdf | PDF/A | 2.38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Território no currículo: o caso da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade no município de Ouro Preto - MG |
Author: | Arantes, Bruno Reggiani |
First Advisor: | Amorim, Cassiano Caon |
Referee Member: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Referee Member: | Santana, Claudia da Costa Guimarães |
Referee Member: | Maia, Diego Correa |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em analisar como as questões territoriais são abordadas nos processos curriculares da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade (EEDHA), em Ouro Preto – Minas Gerais, propondo outras possibilidades no seu uso e abordagem. Especificamente busca-se descrever o contexto educativo onde se insere a escola e compreender as questões territoriais e sua articulação com o currículo. Na sequência, propomos melhoras na articulação da dinâmica territorial e gestão escolar e pedagógica. O entendimento do território usado tem como base as formulações de Milton Santos (2022), onde este é categoria fundamental para analisar e entender as formações socioespaciais do nosso tempo e importante objeto de análise social. Arroyo (2013), afirma a centralidade política do currículo na construção espacial do sistema escolar, sendo território de disputas e estruturante das ações da escola. O estudo de caso de abordagem qualitativa foi utilizado para o desenvolvimento da pesquisa, visando uma abordagem aprofundada das questões relacionadas à escola e o conceito de território. A metodologia consiste em entrevistas semiestruturadas com professores e direção escolar. Com os estudantes realizamos interações através de rodas de conversa, com intuito de abordar as dinâmicas territoriais presentes na vida desses jovens de Ouro Preto. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, guias de aprendizagens, atividades e projetos realizados nos anos de 2020 a 2022 também são analisados. Buscamos, com isso, identificar e problematizar alguns desafios que envolvem a incorporação do território no processo de escolarização. No último capítulo propomos um plano de ação educacional com intuito de abordar o território no currículo escolar da EEDHA. Relacionar o currículo escolar ao território e pensá-lo como espaço educativo pode aproximar a escola do lugar de vivência dos estudantes e comunidade escolar, contribuindo para construção de uma educação integral com as características próprias da escola e seu território. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze how territorial issues are addressed in the curricular processes of the Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade (EEDHA), in Ouro Preto – Minas Gerais, proposing alternative possibilities for their use and approach. Specifically, the aim is to describe the educational context in which the school operates and understand territorial issues and their articulation with the curriculum. Subsequently, improvements in the articulation of territorial dynamics and school and pedagogical management are proposed. The understanding of the "territory used" is based on Milton Santos' (2022) formulations, where it is a fundamental category to analyze and understand the socio-spatial formations of our time and an important object of social analysis. Arroyo (2013) emphasizes the political centrality of the curriculum in the spatial construction of the school system, considering it a contested territory and structuring the school's actions. A qualitative case study approach was used for the research development, aiming at an in-depth exploration of issues related to the school and the concept of territory. The methodology consists of semi-structured interviews with teachers and the school administration. Interactions with students were conducted through discussion circles to address territorial dynamics present in the lives of these young people in Ouro Preto. The school's Political-Pedagogical Project (PPP), learning guides, activities, and projects carried out between 2020 and 2022 are also analyzed. The study seeks to identify and problematize some challenges involving the incorporation of the territory into the schooling process. In the final chapter, an educational action plan is proposed to address the territory within EEDHA's school curriculum. Relating the school curriculum to the territory and considering it as an educational space can bring the school closer to the students' living environment and the school community, contributing to the construction of integral education with the unique characteristics of the school and its territory. |
Keywords: | Educação básica Território Currículo escolar Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade Basic education Territory School curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18879 |
Issue Date: | 11-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License