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Type: Dissertação
Title: A relação escola-família na E.E Edson Alves Pereira-MG: obstáculos e possibilidades de superação
Author: Santos Júnior, Juaci Barboza dos
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Referee Member: Araújo, Eduardo Santos
Resumo: Esta pesquisa investiga a dinâmica da relação entre escola e família na E.E Edson Alves Pereira - EEEAP, situada em Montezuma - Minas Gerais. O objetivo central da pesquisa foi analisar os obstáculos existentes nessa relação e explorar possíveis estratégias de superação. O referencial teórico abrange conceitos como gestão democrática e participativa, relação escola-família e o impacto da participação dos familiares no processo de aprendizagem dos alunos, entre outros aspectos relevantes. No referencial teórico, delimitamos nosso campo de pesquisa com base em estudos de autores como Paro (2000, 2023), Freire (2001, 2011) Lück (2006, 2009, 2010, 2018), e Castro e Regattieri (2009), Polonia e Dessen (2005, 2007). A metodologia segue abordagem qualitativa com análise documental, e aplicação de questionários, investigando obstáculos na relação escola-família na EEEAP. Como forma de apresentar as evidências do caso de gestão, utilizamos os dados contextuais da escola, extraídos do questionário SAEB, disponibilizados no site Qedu e ainda as informações coletadas na pesquisa documental exploratória que realizamos nos documentos internos da escola que nos dão pistas sobre a relação entre a família e a escola. No que diz respeito aos documentos internos à escola, foram consultados os registros (i) de participação dos pais nos órgãos colegiados da escola (2019 a 2023); (ii) das Atas das Reuniões de Pais (2019 a 2023) e as Listas de presença das reuniões (2019 a 2023) e (iii) as informações constantes nos documentos da escola (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico) referentes à participação da família. Consideramos nesta pesquisa a meta de 80% de participação, conforme estabelecida no PPP da escola. As considerações parciais indicam uma participação familiar aquém do necessário para uma boa gestão, especialmente nos órgãos colegiados e nas reuniões bimestrais e individuais. Adicionalmente, identificou-se uma lacuna na comunicação entre a escola e as famílias, dificultando a implementação de ações efetivas de acompanhamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Por último, propõe-se ações eficazes para melhoria da relação escolafamília através do Plano de Ação Educacional - PAE.
Abstract: This research investigates the dynamics of the relationship between school and family at E.E Edson Alves Pereira - EEEAP, located in Montezuma - Minas Gerais. The main objective of the research was to analyze the obstacles that exist in this relationship and explore possible strategies for overcoming them. The theoretical framework covers concepts such as democratic and participatory management, school-family relationship and the impact of family participation in the students' learning process, among other relevant aspects. In the theoretical framework, we delimited our research field based on studies by authors such as Paro (2000, 2023), Freire (2001, 2011) Lück (2006, 2009, 2010, 2018), and Castro and Regattieri (2009), Polonia and Dessen (2005, 2007). The methodology follows a qualitative approach with documentary analysis and application of questionnaires, investigating obstacles in the school-family relationship at EEEAP. To present evidence of the management case, we used contextual data from the school, extracted from the SAEB questionnaire, available on the Qedu website, and also information collected in the exploratory documentary research we carried out in the school's internal documents that give us clues about the relationship between the family and the school. With regard to the school's internal documents, we consulted the records (i) of parental participation in the school's collegiate bodies (2019 to 2023); (ii) of the Minutes of Parents' Meetings (2019 to 2023) and the Attendance Lists of the meetings (2019 to 2023); and (iii) the information contained in the school's documents (School Bylaws and Political Pedagogical Project) regarding family participation. In this research, we considered the target of 80% participation, as established in the school's PPP. The partial considerations indicate that family participation is below what is necessary for good management, especially in the collegiate bodies and in the bimonthly and individual meetings. Additionally, a gap in communication between schools and families was identified, making it difficult to implement effective actions to monitor and develop students' skills and competencies. Finally, effective actions are proposed to improve the school-family relationship through the Educational Action Plan (PAE).
Keywords: Relação escola-família
Fortalecimento da parceria escola-família
Gestão escolar
Envolvimento parental
School-family relationship
Strengthening the school-family partnership
School management
Parental involvement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18850
Issue Date: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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