https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18849
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andresanunesdospassos.pdf | PDF/A | 2.81 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Determinantes do abandono escolar em uma escola de ensino médio de Uberlândia - MG: um estudo de caso |
Author: | Passos, Andresa Nunes dos |
First Advisor: | Almeida, Thiago Gomes de |
Referee Member: | Oliveira, Rita de Cassia |
Referee Member: | Oliveira, Tiago Fávero de |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado aborda a redução de matrículas na Escola Estadual Bueno Brandão, situada em Uberlândia – MG, no período de 2016 a 2024. Assim, torna-se necessário problematizar os dados relativos às transferências escolares desde o ano de 2016, buscando compreender as motivações que levam os estudantes a deixarem a unidade de ensino de origem. Essa análise se torna ainda mais relevante a partir de 2020, com a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), cuja proposta, embora voltada à ampliação da carga horária e à diversificação curricular, coincide com um agravamento dos índices de evasão. A correlação entre a adoção desse novo modelo e o aumento das desistências escolares exige uma investigação crítica sobre os impactos reais do EMTI na trajetória dos estudantes, especialmente daqueles em contextos de vulnerabilidade social. Para tanto, este estudo procura investigar sobre os motivos para a redução da demanda de matrículas na referida escola e quais ações podem ser implementadas para mitigar a evasão no sentido de evitar a subutilização do aparelho público. O objetivo principal é investigar os fatores que interferem na redução de matrículas e propor ações com vistas a permanência dos alunos na Escola Estadual Bueno Brandão. Os objetivos específicos que concorrem para atingir o objetivo geral e problematizar a questão de investigação são: descrever o processo de redução de matrículas entre os anos de 2016 e 2024; descrever o processo de implementação do ensino profissional, bem como analisar as características da instituição que favorecem a evasão e quais são os impactos da adoção do ensino integral profissional. Para o estudo, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas. Com amparo de autores como Lakatos & Marconi (1996; 2003), Gil (1999; 2010), Cervo e Bervian (2002) e André (2013). Além disso, buscou relacionar os dados encontrados com a revisão bibliográfica, produzida à luz de autores relevantes no campo educacional, como: Brandão (2012),Cavaliere e Coelho (2009), Moehlecke (2012), Krawczyk (2013),Ciavatta e Ramos (2011), Ciavatta (2014), Kuenzer (2016),Peralva (1997), Silva (2022), Dayrell (2003),Abreu (2017), Moura (2007; 2013), Ramos e Silva (2020),Mendes (2013), Oliveira (2012), Silva e Hasenbalg (2000), Brandão, Pereira e Dalt (2013), Castro e Tavares Júnior (2016), Silva e Hasenbalg (2002), Tavares Júnior, Santos e Maciel (2017), Tavares Júnior, Mont'alvão e Neubert (2015), Tavares Júnior e Costa (2018),Lücher e Dore (2011).Por fim, será proposto a elaboração de um Plano de Ação Educacional, com propostas de intervenção para acolher os alunos, assim como favorecer a permanência desse aluno na Escola. |
Abstract: | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation at the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação of the Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case under study addresses the decline in enrollment at Escola Estadual Bueno Brandão, located in Uberlândia – MG, from 2016 to 2024. Thus, it becomes necessary to critically examine the data on school transfers since 2016, seeking to understand the motivations that lead students to leave their original educational institutions. This analysis becomes even more relevant from 2020 onward, with the implementation of the Full-Time High School (EMTI). Although this model aims to increase the number of instructional hours and diversify the curriculum, it coincides with a worsening in dropout rates. The correlation between the adoption of this new model and the rise in school withdrawals calls for a critical investigation into the real impacts of EMTI on students' educational paths, especially those in contexts of social vulnerability. The main objective is to investigate the factors that contribute to the decline in enrollment and to propose actions aimed at ensuring student retention at Escola Estadual Bueno Brandão. The main objective is to propose actions that promote student retention and adjust the target audience to optimize the use of school space. The specific objectives contributing to the overall goal and problematizing the research question include: describing the enrollment decline process between 2016 and 2024; outlining the implementation process of professional education; analyzing the characteristics of the institution that contribute to dropout; and assessing the impacts of adopting full-time professional education. The study employs a case study methodology, using qualitative research with semi-structured interviews. It is supported by authors such as Lakatos & Marconi (1996; 2003), Gil (1999; 2010), Cervo and Bervian (2002), and André (2013). Additionally, the research seeks to relate the collected data to a literature review based on relevant educational scholars, including Brandão (2012), Cavaliere and Coelho (2009), Moehlecke (2012), Krawczyk (2013), Ciavatta and Ramos (2011), Ciavatta (2014), Kuenzer (2016), Peralva (1997), Silva (2022), Dayrell (2003), Abreu (2017), Moura (2007; 2013), Ramos and Silva (2020), Mendes (2013), Oliveira (2012), Silva and Hasenbalg (2000), Brandão, Pereira, and Dalt (2013), Castro and Tavares Júnior (2016), Silva and Hasenbalg (2002), Tavares Júnior, Santos, and Maciel (2017), Tavares Júnior, Mont'alvão, and Neubert (2015), Tavares Júnior and Costa (2018), Lücher and Dore (2011). Finally, an Educational Action Plan will be proposed, with intervention strategies to support students and enhance their retention in the school. |
Keywords: | Evasão escolar Ensino médio integral profissional (EMTI profissional) Educação profissional School dropout Full-time professional high school (EMTI profissional) Vocational education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18849 |
Issue Date: | 7-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License