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Type: Dissertação
Title: O SIMAVE e a Escola Estadual Fernando Lobo: Uma análise sobre a apropriação dos resultados pelos professores dos anos iniciais
Author: Oliva, Icaro Sousa
First Advisor: Santos, Gisele Barbosa dos
Referee Member: Amorim, Cassiano Caon
Referee Member: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira os professores dos anos iniciais da Escola Estadual Fernando Lobo utilizam os resultados das avaliações externas, especialmente as que contemplam o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE), visando propor estratégias para que esses dados sejam melhor aproveitados na prática pedagógica, contribuindo para a melhoria dos indicadores de aprendizado. O estudo abrangeu um período de observação de 2017 a 2025 e utilizou uma abordagem qualitativa. Foram analisados documentos institucionais, registros escolares e resoluções oficiais. Além disso, foram conduzidas entrevistas com professores, gestores e supervisores para entender suas percepções e uso dos dados das avaliações externas. A pesquisa também comparou os indicadores de desempenho da escola com os de outras instituições pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora e à média nacional. Os resultados indicaram que os dados das avaliações externas são disponibilizados aos professores e à gestão escolar, mas nem sempre são efetivamente utilizados para planejar intervenções pedagógicas. A tramitação dos dados, desde sua obtenção até seu uso na escola, apresenta lacunas, o que dificulta a apropriação dessas informações pelos professores. A pesquisa identificou que há um descompasso entre a disponibilização dos dados das avaliações externas e sua utilização pelos professores na prática pedagógica. A falta de formação adequada sobre o uso dessas informações e a ausência de um planejamento estruturado para aproveitá-las comprometem a efetividade do SIMAVE como ferramenta de melhoria da qualidade do ensino. Como produto final da pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com sugestões para otimizar o uso dos resultados das avaliações externas, promovendo intervenções pedagógicas mais eficazes.
Abstract: The research aimed to understand how elementary school teachers at Escola Estadual Fernando Lobo use the results of external assessments, especially those within the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE), in order to propose strategies for better utilization of this data in pedagogical practice, contributing to the improvement of learning indicators. The study covered an observation period from 2017 to 2025 and adopted a qualitative approach. Institutional documents, school records, and official resolutions were analyzed. Additionally, interviews were conducted with teachers, administrators, and supervisors to understand their perceptions and use of external assessment data. The research also compared the school's performance indicators with those of other institutions under the jurisdiction of the Regional Education Superintendency (SRE) of Juiz de Fora and with the national average. The results indicated that external assessment data is made available to teachers and school administrators, but it is not always effectively used to plan pedagogical interventions. The process of handling the data, from its acquisition to its use within the school, presents gaps that hinder teachers' appropriation of this information. The research identified a mismatch between the availability of external assessment data and its use by teachers in pedagogical practice. The lack of adequate training on how to use this information and the absence of a structured plan for its application compromise the effectiveness of SIMAVE as a tool for improving the quality of education. As the final product of the research, an Educational Action Plan (PAE) was developed, providing suggestions to optimize the use of external assessment results and promote more effective pedagogical interventions.
Keywords: Anos iniciais
Avaliações externas
Uso de dados
SIMAVE
Elementary education
External assessments
Data usage
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18848
Issue Date: 2-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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