https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18847
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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isabeladutralaureanofayer.pdf | PDF/A | 2.29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Aprovação e permanência: desafios da gestão em uma escola estadual de Juiz de Fora |
Autor(es): | Fayer, Isabela Dutra Laureano |
Orientador: | Neubert, Luiz Flávio |
Miembros Examinadores: | Magrone, Eduardo |
Miembros Examinadores: | Lourenço, Joyce Louback |
Resumo: | Este estudo foi realizado no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa teve como foco a análise das estratégias que a gestão da Escola Estadual Delfim Moreira (EEDM) pode adotar para elevar os índices de aprovação e permanência dos alunos do Ensino Médio. Os objetivos específicos deste trabalho incluem descrever os dados relacionados à aprovação, reprovação, abandono e transferência dos estudantes da EEDM, além de identificar as medidas que têm sido implementadas pelo estado de Minas Gerais e pela própria escola para lidar com esses dados. A pesquisa desenvolvida ao longo deste trabalho teve início com a definição do problema: a reprovação no Ensino Médio da Escola Estadual Delfim Moreira. Realizou-se o levantamento de dados sobre o Ensino Médio no Brasil, com foco em Minas Gerais e na referida escola, com o objetivo de identificar as ações que a gestão escolar pode implementar para melhorar os indicadores de aprovação e permanência dos alunos. Na EEDM, anualmente, cerca de 640 alunos se matriculam. Em 2022, foi implementado o Novo Ensino Médio e, em 2023, o Ensino Médio em Tempo Integral. Para a realização da pesquisa foram analisados dados sobre aprovação, reprovação, abandono e transferências da EEDM entre os anos de 2016 e 2023 e observou-se que a taxa de aprovação dos alunos ficou abaixo de 70% nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2022. Foi realizada a aplicação de um questionário aos estudantes do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola. A pesquisa revelou que tanto os alunos quanto seus responsáveis têm dúvidas sobre o currículo do EMTI e a formação do Ensino Médio e de que forma essa nova formatação pode contribuir para a aprovação e permanência dos alunos. Percebeuse a necessidade de um maior engajamento dos professores em projetos e aulas mais dinâmicas e interdisciplinares, além de uma gestão escolar que esteja mais atenta às vozes dos alunos e que amplie a participação das famílias em diversas atividades na escola. No quarto capítulo, foi apresentado um plano de ação com a finalidade de resolver as questões levantadas na pesquisa de campo. Foram sugeridas ações como as reuniões presenciais entre a gestão, a supervisão e os professores, o monitoramento das razões por trás das transferências de alunos, a criação de momentos de protagonismo para os estudantes e a convocação das famílias para uma participação mais ativa na vida escolar. |
Resumen : | This study was conducted within the framework of the Professional Master’s Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP), linked to the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research focused on analyzing strategies that the management of Delfim Moreira State School (EEDM) can adopt to improve the approval and retention rates of high school students. The specific objectives include describing data related to approval, failure, dropout, and student transfers at EEDM, as well as identifying measures implemented by the state of Minas Gerais and the school itself to address these issues. The research began by defining the problem: the high failure rate in the school’s high school segment. A broader data collection on high school education in Brazil—with an emphasis on Minas Gerais and EEDM—was carried out to identify possible actions that school management could implement to improve approval and retention indicators. At EEDM, approximately 640 students enroll annually. In 2022, the New High School model was introduced, followed by the Full-Time High School program in 2023. Data from 2016 to 2023 on approval, failure, dropout, and transfers were analyzed, revealing approval rates below 70% in 2017, 2018, 2019, and 2022. The fieldwork included questionnaires administered to students and semi-structured interviews with school staff. The results showed that both students and their guardians have doubts about the structure and goals of the Full-Time High School curriculum and how it contributes to student success. The study highlighted the need for greater teacher engagement in dynamic, interdisciplinary projects and the importance of school leadership that listens to students and encourages active family participation. The fourth chapter presents an action plan to address the challenges identified in the research. Proposed measures include regular meetings among school management, supervision, and teachers; monitoring the reasons for student transfers; fostering student agency; and inviting families to play a more active role in school life. |
Palabras clave : | Aprovação Reprovação Abandono Gestão escolar Approval Failure Dropout School management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18847 |
Fecha de publicación : | 28-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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